A briga contra o Aedes Aegypti continua

14 de novembro de 2017

MRV Engenharia, em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, realiza operação “pente fino” no Setor Belo Horizonte. Além de fazer toda a varredura no canteiro de obras e em seu entorno, operários ajudaram no trabalho de conscientização da vizinhança

Na próxima quinta-feira (16) mais de 30 trabalhadores da construção civil se unem a agentes de endemias de Aparecida de Goiânia numa operação “pente fino” no setor Belo Horizonte, para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do Zika Vírus, da Chikungunya e Febre Amarela. Os operários que irão participa dessa operação trabalham na obra do Parque Gran América, empreendimento da MRV Engenharia. Além de fazer toda a varredura no canteiro de obras e em seu entorno, eles ajudaram no trabalho de conscientização da vizinhança ao redor da construção.

De acordo com o gestor ambiental regional da MRV, Abadio Furtado, logo cedo, antes dos trabalhadores iniciarem suas atividades, um coordenador dos agentes de endemias faz uma palestra de conscientização sobre aos cuidados que todos devem ter para evitar a proliferação do mosquito, não só na obra, mas também em casa. Em seguida parte destes colaboradores inicia uma varredura por toda a construção e fazem o mesmo por toda a vizinhança, especialmente em lotes baldios ou abandonados. “Nesse momento eles fazem o trabalho de conscientização junto às casas nas imediações da obra. Por fim percorrem nas borracharias da região para a coleta de pneus velhos”, explica Abadio.

“Foi-se o tempo em que os cuidados para a não proliferação do Aedes Aegypti era apenas uma responsabilidade dos órgãos municipais e estaduais. Acreditamos que esse tipo de cuidado também é  de responsabilidade social da empresa e faz com que nos tornamos parceiros da administração pública, para combater e conscientizar os funcionários e os moradores das regiões vizinhas às nossas obras”, explica o gestor ambiental regional da MRV.

Alerta

Com início do período chuvoso as autoridades de saúde têm alertado para o risco de uma nova epidemia em Goiás dengue. No final do mês passado a Secretaria Estadual de Saúde (SES) chamou a atenção para o retorno em circulação em Goiás do sorotipo 2 da doença, que é muito mais agressivo. De acordo com o órgão, dos mais de 34 mil casos da doença registrados este ano, 81% foram identificados como do tipo 2, que segundo a secretaria, não circulava no estado desde 2008.

Outras ações

Em outubro, no início do período chuvoso em Goiás, a construtora realizou a mesma ação em três obras de Goiânia.Ao todo foram mais de 150 colaboradores participantes que conseguiram coletar mais de 1.230 pneus velhos, 243 sacos de lixo, fizeram mais de 2.230 visitas em imóveis e eliminaram 12 focos de Aedes Aegypti em residências próximas aos empreendimentos.

No ano passado, durante dois dias de ação da construtora em parceria com agentes de saúde foram recolhidos quase três mil quilos de resíduos em lotes baldios, seis toneladas de pneus e mais de 150 focos de dengue eliminados. A MRV desde 2015, além das ações preventivas dentro dos canteiros e conscientização dos colaboradores, vem realizando anualmente ações integradas com os agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Nas duas últimas ações feitas em parceria foram recolhidas mais de oito toneladas de pneus, 3.731 imóveis visitados; mais de 200 focos eliminados e cinco mil quilos de  lixo e  mais de 500 pessoas envolvidas em todas as ações juntas.

Serviço

CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Data: 16/11/2017

Horário: 07h às 11h

Local: Parque Gran América – Av. Independência, nº350, Setor Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia (em frente ao Aparecida Shopping).