Prefeitura de Morrinhos realiza mutirão de limpeza e mobilização contra o mosquito Aedes

Iniciativa também visa conscientizar moradores sobre importância do combate aos focos do mosquito. Os trabalhos da última semana foram destinados a dois bairros da cidade: Centro e Cristina Park.

31 de outubro de 2017

A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate ao Aedes Aegypti com a realização do mutirão de limpeza e promove mobilização em diversos bairros do município. A ação visa conscientizar moradores sobre importância do combate aos focos do mosquito.

Durante alguns dias de trabalho intenso no Centro da cidade, os agentes de endemias visitaram na Semana Nacional de Combate ao Aedes 3.092 imóveis e encontraram fechados 633. De um total de 3.785 residências, cerca de três delas foram detectados focos do mosquito.

De acordo com o supervisor dos agentes de endemias, Wander Carmo, os servidores estão em campo desenvolvendo ações diariamente no controle e eliminação do mosquito. “Todos agentes de endemias estão fazendo visitas nas residências. Alguns atuam no trabalho administrativo e outros no controle de demais endemias. O objetivo é eliminar os locais de reprodução do inseto, impedindo a propagação das doenças. Além disso, alertam a população sobre os perigos e informam sobre os cuidados necessários para evitá-las”, disse.

Já o mutirão de limpeza realizado no setor Cristina Park contou com a visita dos profissionais em aproximadamente 200 lotes. As áreas escolhidas fazem parte de cronograma estabelecido pelo departamento responsável. “Uma das ações da campanha é o mutirão que retira o lixo acumulado dos lotes eliminando possíveis focos e, ao mesmo tempo, promove a conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito. Por isso é importante a colaboração dos proprietários”, declarou Wander.

O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, alerta que o combate deve ser uma ação contínua realizada todos os dias. Por isso, orienta que os moradores permitam a entrada dos agentes, devidamente identificados, dentro da casa. “Pedimos a todos os cidadãos que recebam os Agentes de Endemias em suas casas, eles estão realizando o trabalho de prevenção e detecção das áreas de risco de proliferação do Aedes Aegypti. O apoio da comunidade é essencial”, finalizou afirmando que a Secretaria de Saúde está atuando em vários bairros de Morrinhos desenvolvendo ações diariamente no controle e eliminação do mosquito.

A campanha ainda segue em ritmo acelerado nas Escolas Municipais num trabalho conjunto entre Secretaria de Educação, alunos e professores. Além disso, aconteceu também no Programa Detran em Ação a troca de materiais descartáveis por objetos, brinquedos e verduras. A iniciativa visa conscientizar a todos sobre importância do combate aos focos do mosquito.

Mais informações sobre o cronograma de visita nos bairros de Morrinhos podem ser obtidas no Departamento de Endemias pelo telefone 3417.2067.