Chocolates são veneno para os pets. Atenção para o período de Páscoa!

15 de abril de 2019
por

Atenção para o risco de oferecer chocolates para os pets nesta época de Páscoa!  A médica-veterinária Ingrid Bueno Atayde Machado, vice-presidente do CRMV-GO, alerta os tutores nesse período do ano para os riscos de intoxicação nos animais. Os chocolates possuem as substâncias metilxantinas (teobromina e cafeína) que causam o envenenamento em cães e gatos.

A dose tóxica para cães é em torno de 100 mg a 150 mg por kg de peso; a dose letal fica entre 250 mg a 500 mg por kg de peso, mas dependendo da sensibilidade, o animal pode apresentar problemas muito antes de consumir essas dosagens. Os cães são mais atraídos pelo sabor do chocolate que os gatos, mas se os felinos ingerirem o alimento, o envenenamento também acontece. Portanto, a regra é nunca oferecer chocolates para seu animal de estimação e cuidar para que o alimento não fique exposto  para os bichanos.

Os sinais de intoxicação, segundo Ingrid, são: vômito, diarreia e desidratação podendo desenvolver um quadro de pancreatite. Caso o animal acabe comendo chocolates e manifestando esses sinais, deve ser levado imediatamente ao médico-veterinário.

O CRMV-GO aproveita para desejar a todos uma Feliz Páscoa!