Alameda Ricardo Paranhos vai passar por intervenções para garantir segurança aos frequentadores

12 de abril de 2019
por
Fotos: Wassily Dias

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), fará intervenções na Alameda Ricardo Paranhos a fim de garantir mais segurança e tranquilidade aos atletas que utilizam a pista de corrida – com aproximadamente 1.900 metros – e aos demais frequentadores do local. As mudanças foram acertadas em reunião entre o vereador Andrey Azeredo (MDB), o prefeito Iris Rezende (MDB) e o titular da SMT, Fernando Santana.

Será colocado um semáforo na Rua 137 com a Ricardo Paranhos e uma lombada eletrônica no ponto em que há maior ocorrência de motoristas dirigindo em alta velocidade. Por conta da fila de carros que se forma em horário de pico em dois pontos em que é permitido virar à esquerda, Andrey também solicitou o fechamento total destes trechos para dar maior fluidez ao trânsito – as rotatórias próximas serviriam de alternativa para retorno. A SMT, por sua vez, avalia a possibilidade de construir o que chamam de “insinuação” na pista paralela ao canteiro central para quem quer entrar à esquerda.

São ações de baixo custo para a prefeitura num local frequentemente usado para a prática de exercícios físicos. E que, inclusive, melhorarão a fluidez do trânsito”, explica Andrey Azeredo.

Um grupo formado por professores de Educação Física, atletas e comerciantes da alameda também participou do encontro realizado no Paço Municipal. Em seguida, após autorização formal de Iris, seguiram para a Secretaria de Trânsito, onde acertaram os detalhes técnicos como o chefe da Pasta. O deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) acompanhou as discussões.

“Estamos muito preocupados com os acidentes ocorridos naquela via, causados principalmente por motoristas que trafegam em alta velocidade. Recentemente um senhor morreu atropelado”, conta Fernando Diniz, que coordena um grupo de corredores naquela pista. O quiosque onde ele trabalha, montado no canteiro central da pista, já foi atingido por três vezes por carros descontrolados.

Procurador do Estado e conselheiro Federal pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Marcello Terto parabenizou o prefeito e o vereador Andrey Azeredo pela iniciativa, ressaltando que ele, depois de anos de sedentarismo, descobriu a importância dos exercícios físicos, em especial da corrida, após começar a treinar na Alameda Ricardo Paranhos. “Vocês estão investindo em mais qualidade de vida”.

O empresário Marduk Duarte, que integra a Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), e que também esteve na reunião, ainda sugeriu ao prefeito a possibilidade de parcerias com empresas instaladas na alameda para garantir manutenção frequente da pista de corrida.