Hemocentro e Seconci Goiás promovem campanha para coleta de sangue

10 de abril de 2019
por

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil 1,6% da população doa sangue regularmente. O percentual está bem abaixo dos 4% preconizados como ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Goiás, esse percentual de doações costuma seguir a tendência da média nacional, sendo inferior a 2% da população doadora e infelizmente o número de doações tem caindo nos últimos anos. Conforme dados do Hemocentro de Goiás, a quantidade de doações feitas na rede pública vem caindo nos últimos anos, para se ter uma ideia, em 2009 foram 25.607 procedimentos de coleta de sangue contra 22.247 em 2018, uma variação negativa de 13%.

A assessora técnica do Hemocentro em Goiás, Denyse Goulart, lembra que apenas uma doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, por isso o ato de doar sangue, custa pouco para quem tem condições de fazê-lo, mas vale muito para as unidades de saúde que tanto precisam desse insumo vital. A preocupação é ainda maior nos períodos que antecedem os feriados prolongados como o da Semana Santa, quando a demanda por sangue aumenta em até 50%. “É necessário atender a alta demanda do feriado. Precisamos de doadores fidelizados. Há um grande percentual de pessoas que doam sangue somente uma vez e não retornam, somente 26% repetem o procedimento”, enfatiza.

Diante dessa realidade, o Seconci Goiás – Serviço Social da Indústria da Construção, firmou parceria com o Hemocentro de Goiás para ampliar a captação de sangue. Com essa finalidade, a unidade móvel do Hemocentro, estará nesta sexta-feira, dia 12, na sede do Seconci, no Jardim América. A ação “Seconci e Hemocentro em Prol da Vida” será realizada das 08h às 16h. Além do público que passa pela unidade todos os dias, a comunidade também poderá participar.

Segundo Denyse Goulart, o ideal seria manter nos estoques do Hemocentro uma média de 200 bolsas coletadas diariamente, porém, atualmente, o número não passa de 150 e alguns tipos sanguíneos específicos estão em situação crítica como o AB- e O-. “Somente o Hugo consome em média de mil bolsas de sangue por mês e ainda temos outras unidades que necessitam de doação como o HDT, o Materno Infantil, entre outros”, alerta a assessora técnica.

Amor ao próximo

“Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Uma mensagem que vem bem a calhar com este feriado religioso da Semana Santa, que fala de vida, de renascimento e o sangue, de certa forma, tem essa simbologia também”, afirma o presidente do Seconci Goiás  Célio Eustáquio de Moura, ao destacar o objetivo da campanha realizada em parceria com o Hemocentro, que é o de estimular as doações da população assistida do Seconci, que são os trabalhadores da construção civil.

A assistente social do Seconci, Joicy Lopes, informa que essa é a 2ª edição da ação Seconci e Hemocentro em Prol da Vida, e que a meta é, superar, a quantidade de doações no ano anterior, que foram suficientes para salvar mais de 200 vidas. “Em 2018, foram coletadas 74 bolsas de sangue coletadas”, ressalta.

Denyse Goulart, do Hemocentro, defende que as pessoas vençam as barreiras pessoais, como o medo, e façam da doação um ato de rotina. “A maioria das doações é motivada pela necessidade de pessoas próximas, como um familiar ou um amigo. O ideal seria que as pessoas criassem o hábito de doar sem saber para quem”, reforça.

Requisitos para doação de sangue

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe).

SERVIÇO

Pauta: Seconci e Hemocentro em Prol da Vida

Data: 12 de abril de 2019 (sexta-feira)

Horário: Das 08 horas às 16 horas

Local: Sede do Seconci Goiás, situada à Rua C-136, nº 681, Qd. 307, Lt. 20/21, Jardim América, Goiânia-GO