Semana do Artesão reúne o melhor da cultura popular produzida em Goiás

19 de março de 2019
por

A Superintendência de Micro e Pequenas Empresas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), vai reunir os mais significativos nomes das artes populares em artesanato para comemorar a Semana do Artesão. Os eventos terão início nesta terça-feira, 19, com a exposição de Hilda Freire, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, e com a mostra coletiva reunindo expressões locais e regionais, na sede do Tribunal de Contas de Goiás. O terceiro evento, com todas as cores que marcam a cultura popular, será a exposição de artesanato no saguão da Câmara Municipal de Goiânia, de 25 a 29 deste mês.

Serão expostos trabalhos em cerâmica, madeira, tecidos, palha, sementes, pedrarias, tapeçaria, bordados, barro e outros segmentos criativos, sempre muito personalizados.

Para isso, a Gerência de Arranjos Produtivos Locais e Artesanato da Sedi disponibilizou apoio logístico a entidades que congregam artesãos localmente, como a Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago), a Associação dos Artesãos de Jataí e Associação de Artesãos de Orizona, entre outras, configurando a parceria do Governo.

As exposições terão como ponto alto trabalhos dos mais populares e expressivos nomes do artesanato produzido em Goiás. Artesãos de vários municípios goianos estarão expondo seus trabalhos, como de Goiânia, Jataí, Olhos D’Água (distrito de Alexânia), Pires do Rio, Aparecida de Goiânia, entre outras localidades, apresentando a delicadeza e regionalidade inspiradoras das biojoias, tapetes ornamentais, peças em cerâmica e em madeira; esculturas de santos e outras figuras em barro,  madeira, cerâmica, cabaças e palha de milho; rendas filé, e outras manifestações populares da arte feita à mão.

Todos os eventos terão acesso livre e gratuito para o público que se interessar ou frequentar a Assembleia Legislativa, à Alameda dos Buritis, no Setor Oeste; o Tribunal de Contas do Estado, à Av. Ubirajara Berocan Leite, no setor Jaó e a Câmara Municipal de Goiânia, à Avenida Goiás, nº 2001, ao lado da Praça do Trabalhador, setor Central. As exposições vão de 19 a 29 deste mês e tem o apoio da Sedi, através da equipe da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas e da Gerência de Arranjos Produtivos Locais e Artesanato.

Artesãos Expositores:

Alda – de Goiânia – Arte: Biojoias

Andrey  – de Goiânia – Arte: Pirografia em madeira

Antonio – de Jataí – Arte em madeiras

Assarury – de Goiânia – Arte: Rosas de cerâmica

Carlos  Antonio-de Goiânia –Arte: Escultura em cerâmica

Dona Waldira – de Goiânia – Arte:  Árvores de Ipês

Fatinha – de Olhos D’Água – Arte: Santos em palha de milho

Irene – de Goiânia – Arte em cabaças

Irismar – de Goiânia – Arte: Tapetes e colchas de retalho Valmir – cerâmica

Jarbas – de Goiânia – Arte: Pirografia em madeira

Mara Jane – de Goiânia – Arte: Renda filé

Maria do Cerrado – de Goiânia – Arte: Biojoias

Marilene – de Goiânia – Arte: tapeçaria

Mestre Cambota – de Goiânia – Arte em madeira

Romildo – de Goiânia – Arte: Gamelas e fruteiras

Silvana Castro – de Goiânia – Arte: Biojoias

Sílvio Franco – de Goiânia – Arte em madeiras

Sr.  Nelson – de Aparecida de Goiânia – Arte: Terços em buriti

Tuka – de Goiânia – Arte: Escultura em cerâmica

Valmir – de Aparecida de Goiânia – Arte: Cerâmica

Vilmar – de Goiânia –Arte: Miniaturas de casario

Vilson – de Jataí – Arte em cabaça