Iris celebra “Dia Delas”, evento especial com serviços em homenagem às mulheres

“Com sensibilidade, inteligência, sentimento de mãe, de trabalhadora, elas ocupam cada vez mais espaço na sociedade”, afirma prefeito durante comemoração organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). No Jardins Cerrado 4, iniciativa leva capacitação e empreendedorismo. Em meio às apresentações culturais, foram realizados milhares de atendimentos em diversos setores, como saúde, assistência social e cidadania

9 de março de 2019
por

O prefeito Iris Rezende celebrou, durante toda a sexta-feira (08/03), o “Dia Delas”, na Escola Municipal Joaquim Câmara, Jardins Cerrado 4, evento comemorativo ao Dia Internacional organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) em parceria com diversos órgãos municipais, empresas e instituições parceiras. A iniciativa levou capacitação, qualificação profissional, empoderamento e empreendedorismo com vistas à autonomia do segmento para conquista de novos espaços da sociedade. Em meio às apresentações culturais, foram realizados milhares de atendimentos em diversos setores, como saúde, assistência social e promoção da cidadania.

“É uma homenagem às mulheres de Goiânia para manifestar o respeito e o carinho pela importância que despertam no mundo em que vivemos”, disse o prefeito Iris Rezende. “Elas, com sensibilidade, inteligência, sentimento de mãe, de trabalhadora, ocupam cada vez com mais espaço na sociedade”, destaca. “Aproveitamos para realizar essa frente de serviço especial”, informa.

Iris inaugurou a quadra de esportes da escola, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, desta vez composta só de mulheres. Também participaram os corais Vozes em Canto e o da Secretaria Municipal da Assistência Social. O prefeito visitou a Escola Municipal Arão Fernandes de Oliveira, no Parque das Nações, que passou por reforma dentro do programa “Escola Viva”. A frente de serviços executou reparos em outras quatro instituições próximas, as escolas municipais Joaquim Câmara Filho, Tomas Balduíno, Cmeis Ipê Amarelo e Jardim do Cerrado 1.

“Oferecemos durante todo o dia atividades voltadas especialmente a elas para que tenham mais atitude, autonomia financeira e busquem o empoderamento na sociedade”, disse a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Ana Carolina Sousa, ao falar sobre ações disponibilizadas durante o evento “Dia Delas”.

De acordo com a dona de casa Maria Jesuína dos Santos, moradora do Jardins do Cerrado 1, a iniciativa foi muito importante para os moradores, que puderam contar com diversos serviços e se conscientizar a respeito do papel das mulheres na sociedade.

“Fiquei entusiasmada com tanta coisa oferecida, serviços médicos, de beleza, aconselhamentos, orientações. Chorei na apresentação da orquestra e recebi o abraço de muita gente, além de rosas e brindes. Parabéns à prefeitura pela consideração por nós”, disse Maria Jesuína.

Serviços

No “Dia Delas” aconteceram inscrições para cursos de qualificação profissional, palestras motivacionais, espaço da beleza para elevar a autoestima, prestação e orientações à saúde, como prevenção do câncer de mama, testes de glicemia e atendimentos com nutricionistas.

Também teve sorteio de brindes, apresentações artísticas e culturais. Além dessas ações, a frente de serviços atuou na revitalização de áreas e prédios públicos, sinalização de trânsito, urbanização e infraestrutura.

Houve divulgação do Centro de Referência da Mulher e orientações sobre os serviços oferecidos pela secretaria. No espaço lúdico, elas puderam se manifestar por meio de mensagens.

Foram ofertados serviços no setor de saúde: auriculoterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, orientações sobre câncer de mama, alimentação saudável e atualização cadastral do Bolsa Família na área da saúde.

O Espaço Beleza foi composto por cabeleireiros, manicure e design de sobrancelhas, orientação e cadastro para programas sociais do CadÚnico. A apresentação cultural ficou por conta do grupo Alegria Vozes e Violão e duas mil refeições.

No setor de Educação, teve apresentação cultural do Coral Vozes em Canto e contação de história com a dupla Chiquelete e Omelete, bem como inscrição para vagas em Cmeis. No Meio Ambiente, distribuição de mudas do Cerrado e educação ambiental, como orientação técnica para o plantio e cuidado das mudas.

A Comurg ofertou oficinas de artesanato com o Coletivo de Mulheres. Teve plantio de mais de mil árvores nativas do Cerrado. A Secretaria de Cultura disponibilizou estande com livros, revista e gibis. Na Tecnologia, o Programa Empreende Gyn (pré-matrícula). Na Semad, apresentação do Coral Vozes de Goiânia. Direito Humanos ofereceu documentação para identidade e IdJovem, distribuição de brindes e apresentação cultural com Samba de Roda. Da Guarda Civil Metropolitana veio a apresentação dos Anjos da Guarda.