Semas intensifica abordagens a pessoas em situação de rua

Objetivo é oferecer acolhimento, atendimentos e encaminhamentos para um abrigo municipal

6 de fevereiro de 2019
por
No centro do país, Goiânia mostra-se uma cidade altamente atrativa para migrantes de várias regiões, pessoas que buscam oportunidades de emprego, estudo, melhor qualidade de vida. Atualmente existem cerca de 450 pessoas vivendo nas ruas de Goiânia, em diversas partes da cidade. A informação é da Gerência Especializada em Pessoas em Situação de Rua, departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que, através das abordagens realizadas diariamente pela equipe Especializada de Abordagem Social (Seas) e pelo Centro Pop, conseguiu identificar o crescimento dessa população.
A permanência dessas pessoas nas ruas é uma das grandes preocupações da atual administração municipal. Por isso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Semas, intensificou os trabalhos de abordagens a moradores de rua, com o objetivo de oferecer acolhimento, atendimentos e encaminhamentos para um abrigo municipal.

O serviço busca conscientizar a pessoa que encontra-se em situação de vulnerabilidade social sobre a necessidade de receber ajuda, um trabalho social que visa mediar o processo de saída da rua para uma condição mais digna, proporcionando a ela o atendimento em rede, com o encaminhamento ao Caps, unidades terapêuticas e sociais, estabelecendo a aproximação de modo a criar um vínculo de confiança, para que seja possível construir um processo em que a pessoa queira mudar sua história de vida.

Ao se obter êxito na abordagem social e na construção do diálogo, é realizado o encaminhamento, das crianças e adolescentes ao Complexo 24 Horas, os adultos solteiros para Casa de Acolhida Cidadã – CAC I e famílias para a Casa de Acolhida Cidadã – CAC II, para que os respectivos equipamentos sociais possam buscar meios para inserí-los nos programas, projetos e serviços socioassistenciais que garantam o acesso a seus direitos, enquanto cidadãos.

A equipe do Seas realiza abordagens a pessoas em situação de rua 24 horas, uma busca ativa, que percorre as ruas de Goiânia. A população pode solicitar uma equipe do SEAS para atender pessoas nessa condição, ligando pelos números (62) 98414 8997 ou (62) 3524 7389. -7389