Ouvidoria garante retorno às demandas dos usuários

Respostas e atendimentos a 100% das manifestações estimulam a comunicação e a participação da sociedade na gestão

11 de janeiro de 2019
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O setor de Ouvidoria do Detran-GO traz um balanço positivo de 2018. Das 3.192 manifestações recebidas no ano passado, 100% foram atendidas dentro do prazo regulamentar. Levantamento da Controladoria Geral do Estado mostra que a autarquia é uma das mais demandas no Estado, pois além de contatos sobre os serviços e trânsito em geral, o departamento também é acionado por dúvidas e queixas sobre os permissionários como médicos, Centros de Formações de Condutores (CFCs), despachantes, empresas de placas e outros.

  As reclamações estão entre as principais manifestações (1.506), seguida de pedidos de informação (649), Lei de Acesso à Informação – LAI (582), queixa de permissionários e outros (359), elogios (49) e sugestões (47). Os canais de comunicação mais utilizados pelos usuários foram o site da Controladoria Geral do Estado (www.cge.go.gov.br), a central de atendimento (telefone 162), presencial e pelo e-mailouvidoria@detran.go.gov.br.

  Assim que a manifestação chega ao Detran-GO, o setor de ouvidoria dá a resposta imediatamente. Quando o assunto é mais complexo, a área responsável tem 20 dias para responder. Esse prazo é prorrogável por mais 10 dias.

Transparência

  O site do Detran-GO também está entre os portais que melhor atende ao cidadão. É o quinto no ranking da transparência com 99,1% de atendimento aos requisitos da LAI. Ele só fica atrás dos sítios da Secretaria da Saúde, Celg GT, Goiás Fomento e Ceasa que atenderam em 100% os tópicos quanto à disponibilização de conteúdo, acessibilidade, adequação aos quesitos legais e atendimento ao modelo de transparência dos dados governamentais.

  Na elaboração do ranking, a equipe da CGE avalia mais de uma centena de itens de informações que devem constar nas páginas de Acesso à Informação, com base nas leis estaduais nº 18.025/2013 e 18.846/2015. Entre os principais pontos analisados estão o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); perguntas e respostas frequentes; orçamento; receitas; despesas; programas, projetos, ações e atividades; licitações/contratos; convênios/transferências; folha de pagamento; prestação de contas do Governo de Goiás e dados abertos do Governo de Goiás. São verificados também se a página contém ferramenta de busca; acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência; redirecionamento de página cujos dados estejam em outro portal governamental e agenda de autoridades.