Lançado projeto Araguaia Mais Limpo

3 de julho de 2018
por

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) lançou, nesta terça-feira (03/07), o projeto Araguaia Mais Limpo. A equipe de educação ambiental saiu da sede da Secima no Setor Universitário, às 7 horas da manhã, em direção ao Rio Araguaia.

Além do trabalho de educação ambiental com turistas e ribeirinhos, a expectativa é que até o dia 28 de julho sejam distribuídos 40 mil sacos de lixo e mil camisetas. O percurso pelo Rio Araguaia abrange os municípios de Aragarças, Montes Claros, Britânia, Jussara, Aruanã, São Miguel do Araguaia e Nova Crixás.

De acordo com o superintendente do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Paulo Humberto Guimarães, além do trabalho de educação ambiental, a equipe da secretaria vai fiscalizar a pesca predatória. “A intenção é proteger e inibir qualquer ato ilícito durante a temporada do Rio Araguaia”, informa Paulo Humberto.

O Araguaia Mais Limpo tem como objetivo garantir a limpeza das praias e a destinação correta ao lixo produzido nos acampamentos. As prefeituras dos sete municípios abrangidos pelo projeto vão trabalhar na distribuição dos sacos de lixo e recolher os resíduos gerados nos acampamentos. Os turistas são orientados sobre o descarte correto e, em seguida, servidores das prefeituras passam pelos locais recolhendo o lixo e levando o material para centros de triagem e aterros sanitários.

A Secima desenvolve esse trabalho de conscientização nas praias do rio Araguaia em alta temporada há dez anos. Na ação de 2017, foram recolhidas 90 toneladas de lixo.