PIB de Goiás cresce acima da média nacional

30 de junho de 2018
por

Goiás continua provando que, se depender do estado, o Brasil deixará muito em breve a crise para trás. Um informe técnico do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Econômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), mediu que o Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2018, acima dos 1,2% atingidos pelo Brasil.

Dentre oito estados da federação que divulgam regularmente seus dados, Goiás obteve o terceiro maior crescimento, sendo ultrapassado apenas por São Paulo e Pernambuco.
Como esperado, a agropecuária foi a grande locomotiva deste avanço, elevando o seu desempenho em 4,3% no período, enquanto nos demais estados do país o setor encolheu 2,6%. Na indústria Goiás também se destacou, crescendo 1,8% contra 1,6% no restante do Brasil. Este desempenho da indústria foi alavancado pela recuperação na fabricação de veículos, com alta de 18,1%, além da indústria de medicamentos, que obteve 0,6% de crescimento.
O bom desempenho do PIB não é a única boa notícia para a economia goiana. A este resultado, soma-se os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que demonstrou que Goiás criou quase 30 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no trimestre, obtendo o sexto melhor desempenho do Brasil.