Onça circula nos arredores de escola em Valparaíso de Goiás

28 de junho de 2018
por

Uma onça anda assustando os moradores de Valparaíso de Goiás, na região do Entorno do DF. Em registro feito na última terça-feira, 26 de junho, o animal foi visto correndo pela rua de madrugada. Uma pessoa parada num ponto de ônibus relatou ter avistado a onça bem perto dela, contando que o felino parecia assustado, o que o levou a temer um ataque e a pular o muro de uma escola próxima para se proteger.

Com o felino andando livremente pela cidade, as pessoas começaram a ficar preocupadas, mas segundo o Corpo de Bombeiros, este fato só ocorre em decorrência da intervenção humana no meio-ambiente, que leva as cidades cada vez mais para perto do habitat dos animais, muitas vezes invadindo-o.

Onças são animais noturnos, e como Valparaíso fica perto de uma mara, isto facilita os avistamentos dos animais, que geralmente se aproximam em busca de alimento ou fugindo de queimadas. Alguns moradores, entretanto, dizem que já ouviram histórias de onças aparecendo na região outras vezes, declarando-se até “acostumados” com o fato.

Corriqueiro ou não, a recomendação do Corpo de Bombeiros é que, ao avistar uma onça, as pessoas não tentem se aproximar do animal, que é protegido por lei. Sempre que isso ocorrer, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.