Corpo de Bombeiros Militar lança Operação Cerrado Vivo 2016

8 de agosto de 2016
por

Com foco na prevenção de incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança na próxima terça-feira, 9, às 9 horas, no Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar, em Goiânia, a Operação Cerrado Vivo 2016.

Durante o evento será apresentada à imprensa o planejamento estratégico das ações contra as queimadas e a utilização do sistema de geoprocessamento durante a Operação Cerrado Vivo. A Corporação também promoverá exposição de materiais e uma demonstração de combate a incêndio em vegetação com o Helicóptero Bombeiro 1 utilizando o bambi bucket, ferramenta extremamente eficiente para a contenção de incêndios.

As ações desenvolvidas pela Operação Cerrado Vivo 2016 têm como objetivo prevenir e combater focos de incêndios em vegetação. Neste período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, a ação dos bombeiros será intensificada em todo Estado. Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros Militar já desenvolve ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas reservas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente, parques etc. Os objetivos são preservar a fauna e flora, evitar acidentes automobilísticos e danos às pessoas e ao patrimônio.

Além disso, a partir das 12h, o Corpo de Bombeiros Militar distribuirá cartilhas educativas para conscientizar a população sobre os danos causados pelas queimadas. O material será distribuído nas barreiras rodoviárias.

O Corpo de Bombeiros alerta para o crescimento do risco das queimadas, pois os meses de julho agosto e setembro são o período do ano em que ocorrem mais incêndios no Estado. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática. As queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. É importante destacar que ao observar as ocorrências atendidas pela Corporação é possível afirmar que quase todos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem.

Lançamento da Operação Cerrado Vivo 2016

Data: 9 de agosto de 2016, às 9h
Local: Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar
Avenida Pedro Paulo de Souza, Qd HC-4, Setor Goiânia 2 – Goiânia
Mais informações: 3201-2030