“Foi um avanço gradual e seguro”, diz Marconi sobre o trabalho da Defensoria Pública de Goiás

Governador anunciou nomeação de mais 26 novos defensores públicos e foi homenageado pela categoria. Trabalho da Defensoria goiana é destaque nacional

28 de fevereiro de 2018
por

O governador Marconi Perillo anunciou, em solenidade realizada na tarde de ontem (27), no Palácio das Esmeraldas, o chamamento de 26 novos defensores públicos do Estado de Goiás. A nomeação será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado. O vice-governador José Eliton fez coro ao que chamou de avanços significativos das administrações de Marconi em Goiás, especialmente no que concerne ao trabalho de atenção aos mais carentes, como é o da Defensoria.

“Finalizamos, hoje, a conclusão da convocação dos concursados. É uma alegria muito grande. Reconheço o esforço feito por mim e por José Eliton para que a Defensoria chegasse a esse estágio. Fui muito cobrado em meus governos. Primeiro, para que ela fosse criada, o que ocorreu no meu segundo governo, em 2005; depois, para que ela alcançasse autonomia financeira, o que já aconteceu. Foi um avanço gradual e seguro”, frisou o governador.

Marconi ressaltou a importância social da Defensoria Pública: “O Brasil é um país muito injusto socialmente. Os pobres são e devem ser sempre o objetivo principal e ação permanente da Defensoria Pública. Em 2017, vocês atenderam 160 mil pessoas. Que, daqui para a frente, esse número cresça cada vez mais”.

O vice-governador José Eliton disse que a Defensoria conseguiu autonomia e independência financeira graças à tenacidade e sensibilidade do governador. “Marconi conseguiu transformar o Estado de Goiás sob todos os aspectos. Goiás é um novo Estado, se projeta para todos os cantos do país; líder em geração de emprego; conseguiu enfrentar a crise financeira. Faço coro à homenagem. É um reconhecimento justo a um homem público que faz de seu Estado símbolo de modernidade”, afirmou José Eliton.

Disposição – Os 26 novos defensores atuarão no interior. De acordo com informações da Defensoria Púbica do Estado, além da capital, eles atuam em Inhumas e Trindade. Os próximos municípios a receberem são Trindade e Aparecida de Goiânia, mas o projeto é alcançar todo o estado. O vice-governador José Eliton prometeu dar continuidade ao trabalho realizado por Marconi em favor da categoria.

O deputado estadual Virmondes Cruvinel; o secretário de Desenvolvimento do Estado, Francisco Pontes; e o subprocurador de Justiça do Estado de Goiás, Sérgio Abinagem (representando o Ministério Público de Goiás), também participaram da solenidade.

Homenagem – Marconi foi homenageado pelos defensores públicos do Estado, pela implantação da Defensoria e por todo o apoio dado à instituição e aos profissionais. “Graças ao senhor, governador, Goiás é hoje o Estado que mais se destaca no trabalho de Defensoria Pública. Em janeiro de 2015, o Estado tinha seis defensores. Hoje, somos 81, fora os 26 que chegarão agora. Que o seu futuro como homem público seja sempre pautado por essa nobre missão, de garantir direitos aos goianos mais necessitados”, disse a Defensora Pública Geral do Estado de Goiás, Lúcia Silva Gomes Moreira.

Presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos de Goiás, Gustavo de Jesus reforçou a importância da homenagem ao governador. “Nenhuma defensoria cresceu mais no país que a de Goiás. São 160 mil atendimentos anuais e o encaminhamento de milhares de ações. Não fosse o seu empenho e dedicação, não teríamos chegado onde estamos”, destacou.