Criado por Marconi, Passe Livre Estudantil abre hoje novo período de cadastramento para Grande Goiânia

17 de julho de 2017

Criado pelo governador Marconi Perillo em iniciativa pioneira no País, o Passe Livre Estudantil Universal abre nesta segunda-feira, 17, período de recebimento de novos cadastros no programa. O prazo para adesão ao benefício vai até dia 11 de agosto.

O cadastro começa pela inscrição no site da Secretaria de Estado de Governo, no endereço http://www.juventude.go.gov.br/ple/ple-cadastro.html. O estudante deve preencher o formulário de cadastro, anexar os documentos solicitados e indicar a unidade do Vapt Vupt na qual deseja retirar o Cartão do Estado. "O cadastro é rápido, o Governo de Goiás prepara o cadastro e basta o estudante ir buscar o cartão", afirma o secretário Tayrone Di Martino, responsável pela coordenação do Passe Livre Estudantil Universal.

Por decisão de Marconi, o Governo de Goiás está custeando integralmente o Passe Livre Estudantil, o que permitiu o congelamento da tarifa do transporte coletivo para os demais usuários do sistema. A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei enviado pelo governador autorizando o Poder Executivo a financiar 100% da gratuidade.

Para para os estudantes já cadastrados ao Passe Livre Estudantil, a troca de cartões será automática, de 7 a 31 de agosto. O estudante receberá um e-mail, informando em qual Vapt Vupt ele deverá retirar seu novo cartão, que já virá carregado para o mês de agosto.

Caso o estudante não veja o e-mail, ele poderá consultar nos sites da Segov (www.segov.go.gov.br / www.juventude.go.gov.br) em qual Vapt Vupt ele poderá retirar o cartão, de acordo com a instituição de ensino em que estuda. A partir de 1º de setembro, o sistema de gratuidade irá operar apenas com os novos cartões”, esclarece o secretário.

De acordo com Tayrone, os prazos para recarga do novo Passe Livre Estudantil permanecem os mesmos. “Até o décimo dia útil de cada mês, o estudante poderá recarregar os créditos em sua carteirinha disponibilizados pelo governo”, informa.

O Governo de Goiás assumiu a integralidade do Passe Livre Estudantil para evitar que as empresas de transporte coletivo aumentassem o valor da tarifa do serviço na grande Goiânia, mantendo o preço da passagem em R$ 3,70. Cerca de 65 mil estudantes são beneficiados, atualmente, com a gratuidade do sistema na Capital e região metropolitana.