TCMGO certifica os prefeitos que fizeram as melhores gestões, segundo o IEGM

13 de dezembro de 2018

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) entregou nesta quinta-feira, 13, no plenário do Tribunal, na Rua 68, Centro de Goiânia, a *certificação do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) aos prefeitos que conseguiram o melhor desempenho na execução das políticas públicas, no ano de 2018.
Serão certificados os prefeitos de Aparecida de Goiânia (Gustavo Mendanha) , Caiapônia (Caio de Sousa Pereira Lima) , Goianésia (Renato Menezes de Castro) e Morrinhos (Rogério Carlos Troncoso Chaves). Essas cidades obtiveram avaliação “B”, ou seja, as gestões foram consideradas “efetivas”.

O que é o IEGM e sua importância

O IEGM apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas e faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão.
Para isso, as prefeituras precisam responder a um questionário com dez perguntas e enviá-lo ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). Neste questionário estão perguntas sobre educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, governança e tecnologia da informação.
As respostas são validadas pelos auditores de controle externo do Tribunal, que visitam as cidades e comprovam a precisão das informações.
Responder às perguntas é obrigatório para a entrega da prestação de contas ao Tribunal e, este ano, das 246 prefeituras, apenas 13 não responderam ao questionário completamente.
As cidades avaliadas receberam notas entre “B” e “C”, com variações, o que é considerado muito bom, uma vez que o IEGM ainda pode ser considerado uma novidade.