Moradores do Rosa dos Ventos em Aparecida comemoram chegada da nova Unidade Básica de Saúde

16 de agosto de 2017
por

Dezenas de moradores do Rosa dos Ventos comemoraram na noite desta última terça-feira (15) a entrega da nova Unidade Básica de Saúde do setor. A solenidade de inauguração foi realizada pelo prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário de Saúde Edgar Tollini. A UBS do Rosa dos Ventos é a 23° construída em Aparecida. A unidade é porte II, ou seja, atende com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família.

A UBS do setor Rosa dos Ventos já existia, entretanto, funcionava em uma casa locada desde 2002. Agora, as 2.328 famílias cadastradas e atendidas pelas equipes de saúde da família contarão com uma sede própria, com estrutura adequada e padrão do Ministério da Saúde. A equipe de limpeza da unidade foi terceirizada para manter a unidade sempre limpa.

Cada equipe de Estratégia de Saúde da Família conta com um médico, um enfermeiro, e um técnico de enfermagem. A unidade também tem servidores administrativos e vigilantes diurno e noturno. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h, de segunda à sexta. O agendamento de consultas das famílias cadastradas pode ser feito na própria unidade.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha Aparecida está expandindo a cobertura de saúde principalmente nas regiões que mais necessitam. “Prova disso são as 22 unidades básicas novas já entregues, além de outras seis previstas para este ano. Somos o único município de Goiás com três UPAs. Também colocaremos para funcionar em breve o Hospital Municipal e o Centro de Especialidades. Com isso, estamos dotando a cidade para ter uma rede autossuficiente”, disse Gustavo, agradecendo o empenho dos servidores da saúde na melhoria da qualidade do atendimento à população.

O espaço conta com consultórios médicos, sala de observação, auditório para educação em saúde, consultório odontológico, sala de inalação, local para procedimentos, além de farmácia, sala de curativo, coleta, acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados, vacina, dependências administrativas e outros. A unidade possui ainda 483,80 metros quadrados de área construída e foi orçada em aproximadamente R$ 880 mil do Ministério da Saúde e contrapartida do município.

Na UBSs, a população tem acesso aos atendimentos básicos gratuitos como pré-natal, programas de prevenção e promoção à saúde, médico de saúde da família, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, injeções, curativos, inalações, coleta de exames, vacina, exames laboratoriais, tratamento entre outros serviços.

“A UBS vai atender a população do Rosa dos Ventos, Itamaraty, Sonho Verde e parte do Miramar. Além atender o Centro de Reabilitação Boas Novas e Lapidando Tesouras. Atualmente temos 34 unidades básicas em funcionamento. Até o final do ano completaremos 40 unidades”, ressaltou o secretário Edgar Tollini.

Homenagem – A UBS Rosa dos Ventos recebeu o nome de Francisco Estevam da Costa, que foi morador da região e desenvolveu trabalhos relevantes na comunidade. O filho João Carpinteiro, ex-vereador, falou em nome do homenageado. “Muita honra receber essa unidade. Vamos zelar porque a UBS é uma conquista da comunidade”, comemorou João Carpinteiro.

24° UBS será entregue na próxima terça, 22

No dia 22 de agosto, terça-feira, será a vez da UBS do setor Chácara São Pedro. A unidade também é porte II, ou seja, possui a mesma capacidade e estrutura da UBS Rosa dos Ventos. A unidade São Pedro possui ainda 483 metros quadrados de área construída e foi orçada em cerca de R$ 858 mil. A inauguração da unidade está marcada para as 17 horas.

Com as duas inaugurações, Aparecida completa 24 novas Unidades Básicas de Saúde novas, construídas e entregues na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e na gestão do atual prefeito Gustavo Mendanha. Ainda este ano, Gustavo entregará mais cinco UBSs nos setores Garavelo Park, Bairro Ilda, Bairro Cardoso, Santo André e Cruzeiro Sul.