Nega Lilu Editora abre edital de seleção para novas autoras e autores goianos

14 de novembro de 2016
por

Autoras e autores goianos ou residentes no estado de Goiás, inéditos ou éditos com até três anos de atuação no campo literário. Este é o perfil que a Nega Lilu Editora busca a partir da publicação de edital para seleção de poemas, contos e crônicas que deverão compor a Coleção e/ou. As inscrições podem ser feitas até 17 de janeiro de 2017 em www.negalilu.com.br .

A Coleção e/ou tem por objetivo reunir novos talentos da literatura goiana e escritores convidados em antologias de poesia e prosa. Até o momento, 38 autoras e autores foram publicados (sendo 22 inéditos) nas coletâneas “Os olhos do bilheteiro” e “As dores de Josefa”, fruto de processos seletivos realizados em 2014 e 2015. Além dos investimentos da Nega Lilu Editora e da Casa da Cultura Digital, os livros também contaram com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“Um dos desafios deste novo edital é alcançar de forma mais ampliada a produção literária de qualidade que está ativa fora da capital e da região metropolitana de Goiânia”, conta a escritora Larissa Mundim, diretora da Nega Lilu Editora. Segundo ela, as duas primeiras antologias publicadas fazem registro do trabalho de jovens escritores residentes em municípios como Bela Vista de Goiás, Anápolis, Trindade, Aparecida de Goiânia, bem como de goianos residentes em outros estados e no DF. “Agora temos a ambição de ir mais longe”, revela a editora.

Para Larissa Mundim, “ir mais longe” significa não somente mobilizar aspirantes a escritores nas outras regiões do estado, mas avançar no mapeamento de autores e autoras ativos, em Goiás, promovendo a conexão desta rede. “Como editora, a Nega Lilu se interessa, naturalmente, pela produção literária, mas apoia iniciativas que impactam na cadeia produtiva integralmente, ou seja, iniciativas que visam a qualificação de leitores, articulação entre autores e entre autores e leitores, além da circulação da obra literária em todo o Brasil”, diz.

Edital
De acordo com o edital 2016 da Coleção e/ou, cada autor ou autora poderá inscrever até três textos literários inéditos. O conselho editorial responsável pelo concurso vai considerar “inédito” poemas, crônicas e contos que ainda não tiverem sido publicados em formato físico. Qualidade, atualidade, técnica e potencial de difusão são os pilares técnicos e conceituais que vão nortear o processo seletivo. O calendário divulgado pela Nega Lilu Editora prevê publicação do resultado final em 30 de janeiro de 2017.

O edital informa também que o lançamento das novas antologias da Coleção e/ou está condicionado à captação de recursos financeiros. “Temos um processo democratizado de seleção, com critérios bem definidos, conselho editorial legítimo, divulgação ampliada pela imprensa. A realização de um trabalho qualificado, de ponta a ponta, nos oferece boas condições de aprovação deste projeto junto aos mecanismos de incentivo à Cultura, como ocorreu no volume 1 de prosa e poesia”, lembra Larissa Mundim.

Serviço
Edital para seleção de texto literário: Coleção e/ou – volume 2
Período de inscrições: 17 de outubro de 2016 a 17 de janeiro de 2017
Acesso ao edital: http://www.negalilu.com.br