Presidente da Comissão de Meio Ambiente propõe mudança do zoológico de Goiânia

12 de abril de 2019
por

Iniciar uma discussão, para mudança do local e do conceito. Esta foi a tônica de pronunciamento feito nesta quinta, 11, pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Gustavo Cruvinel (PV), em discurso feito na tribuna da Câmara de Goiânia. segundo o vereador, está superada a concepção contemplativa, que marca os zoológicos tradicionais. “É uma mudança que vai exigir tempo e um projeto inovador, que precisa ser elaborado já”, defende. Segundo Cruvinel, é importante envolver a sociedade organizada no processo, para que o debate possa avançar.

Exemplos – De acordo com o vereador, já existem experiências em curso em Brasília, Rio de Janeiro e Bauru, onde os espaços são mais amplos e são criados ambientes mais próximos dos habitats dos animais. Os visitantes circulam nos espaços por túneis de vidor, o que permite maior interação, mantendo-se as condições de segurança.

Nesses locais, foram buscadas áreas amplas, com destinação de todos os recursos gerados pelos zoológicos para o seu próprio financiamento. “Temos que ter fiscalização, mas temos que ser mais ágeis nestes investimentos, há foras de conciliar as duas coisas”, diz vereador.

Para iniciar o debate, Gustavo Cruvinel pretende convocar uma audiência pública nos próximos dias, com vários setores interessados na questão.