Diretor da Escola do Legislativo Teófilo Luiz quer aproximar Alego da População Goiana

20 de março de 2019

A Escola do Legislativo tem como novo diretor  Teófilo Luiz dos Santos, que foi empossado no cargo pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Lissauer Vieira (PSB).

Em entrevista concedida ao Jornal Hora Extra, Teófilo explicou quais serão seus objetivos à frente da Escola, e a importância da mesma para aproximar a Casa de Leis da população, ressaltando que a nova Mesa Diretora tem independência para realizar as ações sem depender de aval. “Ninguém vai atrapalhar o Governo, somos goianos e queremos ajudar. A Assembleia hoje é dos deputados, não é mais do Governador, não é mais do Presidente do Tribunal. É dos deputados”.

Uma das ações do Diretor, que já está em construção, é firmar parceria com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-Go), juntamente com Senac e Sesc, e terá como objetivo levar para o interior do Estado eventos para o povo goiano ter conhecimento da importância do Poder Legislativo.

Inicialmente tem o objetivo de fazer parcerias com as Câmaras Municipais em todo o Estado para levar a conhecimento da população as ações que são tomadas na Alego “O nosso principal objetivo é aproximar a Assembleia da comunidade”, ressaltou.

Em relação aos Cursos e Oficinas que vinham cedo oferecidos pela Escola nos últimos anos, Teófilo afirma que, a ideia é dar continuidade a todos eles, mas sempre buscando incrementar e aperfeiçoar, para que possam capacitar cada vez mais os servidores da Casa. O Diretor afirmou também, que, tem o desejo de voltar a ofertar o curso de Gestão Pública.

Teófilo Luiz dos Santos – Foto: Y. Maeda. Alego

Outra proposta, nesse primeiro ano, é levar a Alego, 20 Escolas, duas a cada mês, para que os alunos possam aprender sobre a história do Legislativo, conhecer as instalações da Casa, salas de reuniões das Comissões e o Plenário onde acontecem as Sessões. “Tudo isso leva a aproximar a comunidade da Assembleia”.

Assegurou que os convênios entre a Escola e as Universidades irão ter continuidade. Teófilo ressaltou o projeto Politizar, que tem como ideia aproximar a experiência parlamentar e a sociedade através de uma simulação, onde os selecionados podem atuar como deputados estaduais, assessores parlamentares ou jornalistas políticos. “Muito importante, já é tradição da Escola”, afirmou.

“Eu não tinha dimensão do tamanho da Escola, Ela é muito importante para o parlamento e para Goiás. Eu me sinto muito honrado de estar aqui. E quero agradecer ao presidente Lissauer por todo apoio que tem dado para nós”, finalizou.