Amanhã tem audiência pública discute segurança de barragem em Goiânia

14 de fevereiro de 2019
por

Na próxima sexta-feira, 15, o vereador Gustavo Cruvinel (PV), que presidente a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia, comanda a sua primeira audiência pública do ano. Em pauta, a segurança da Barragem do João Leite, principal reservatório de abastecimento de água, localizada na Região Leste da capital. O evento é aberto à participação de todos os interessados. Foram convidados gestores da barragem, especialistas ligados a instituições de ensino superior, ambientalistas  e autoridades na área de segurança. Entre os participantes, estão confirmados representantes da Saneago, Defesa Civil e DEMA, entre outros.

Segurança – Segundo o vereador Gustavo Cruvinel, a ideia da audiência surgiu depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG). “Nós não temos nenhuma construção com aquelas características, mas temos a Barragem do João Leite, que tem monitoramento, mas um potencial muito grande de destruição”, diz ele. Com mais de 130 bilhões de litros de água, a barragem é considerada como segura, mas com alto potencial de destruição, em caso de rompimento. Segundo Gustavo, é uma boa oportunidade para debater sobre esses riscos e mostrar o que existe em termos de segurança para garantir o pleno funcionamento da barragem.

        A audiência pública que discute a situação da Barragem do João Leite está marcada para sexta, 15, às 9 horas, na Sala de Comissões da Câmara Municipal, que fica à Avenida Goiás, 2001, no Centro de Goiânia.