Festa do Tomate em Goianápolis terá shows e competições, movimentando a economia da cidade

10 de julho de 2018
por
Entre os dias 17 e 22 de julho, a cidade de Goianápolis, a 168 km de Goiânia, realizará sua tradicional Festa do Tomate. O evento contará com grandes shows, como o das duplas sertanejas Zezé Di Camargo e Luciano, EWdy Britto e Samuel, além do Trio Parada Dura.
No seu último dia, o evento receberá atrações da música eletrônica em som automotivo, com a presença do DJ Tiago. Assim como nos anos anteriores, ainda haverá a seleção da Rainha do Tomate, num concurso de beleza, na quinta, dia 18; e a competição do melhor tomate, no sábado, dia 21. Neste dia um grupo de jurados especialistas, incluindo técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), irão eleger o tomate de melhor qualidade entre os concorrentes.
Os concursos de Rainha do Tomate e de Melhor Tomate premiarão seus vencedores com valores que chegam a 6 mil reais para o primeiro colocado, 6 mil para o segundo e mil reais para o terceiro.
O Secretário de Administração e Planejamento do Município, Tone Gonçalves, lembra que o nome da festa, que acontece desde o início da década de 1980, se deve à fama do município de grande produtor de tomate, sendo conhecido como a Capital do Tomate. Na época em que os agrotóxicos não eram disseminados, a produção do tomate era bem mais difícil, daí a fama da cidade, que sempre colheu grande quantidade e qualidade do fruto, afirmou Tome. O Secretário também ressaltou que hoje existem outras cidades que são grandes produtoras de tomate, no entanto este ainda ocupa grande destaque na economia de Goianápolis.
O evento, além de levar entretenimento, também fomenta a produção agrícola e atrai empresas para a cidade, que montam stands para conversar com os produtores locais.