Detran lança jogo educativo pioneiro no país

4 de Maio de 2018

A Gerência de Tecnologia da Informação do Detran tem sistematizado cada vez mais a operacionalidade da Autarquia. A inovação do momento é o aplicativo “Detran GO Play”. O App é gratuito e está disponível para as plataformas Android e IOS, em sua versão beta oferece trajetos nas cidades de Goiânia, Caldas Novas e na rodovia que liga esses municípios.

  O jogo traz perguntas e respostas para situações corriqueiras do dia a dia. Seu grande diferencial está na possibilidade de treinar o conhecimento sobre as leis de trânsito. Funciona como um jogo de perguntas no qual o usuário deve dizer qual infração foi cometida para as situações apresentadas. Com isso se torna possível lidar com diversas situações de forma consciente e segura. O jogo permanece em evolução para permitir novas situações e cenários do trânsito goiano.

   Para o presidente do Detran, Flávio Prates, para as crianças o tema trânsito pode parecer distante até elas completarem 18 anos, mas elas devem ser conscientizadas sobre essa questão. “A educação das crianças para o trânsito deve ser trabalhada de maneira lúdica. Trazendo a realidade do trânsito para perto delas com criatividade”. Afirma Flávio. O game ensina crianças a respeitar as leis de trânsito brincando, sendo o respeito às regras de trânsito o principal ensinamento transmitido durante o jogo.

   De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Detran, Gustavo Vieira Tomás, o jogo interage com o usuário. “Temos buscado cada vez mais utilizar o conceito de gamificação em nossos aplicativos, permitindo assim o engajamento das pessoas para resolver problemas, melhorar o aprendizado e despertar a curiosidade, levando conhecimento através de novos meios de comunicação,” diz. Assim, o Detran Goiás incentiva o processo de conscientização pela direção segura.

Maio Amarelo

 O aplicativo “Detran GO ON” também apresenta uma nova proposta para o Movimento Maio Amarelo, durante todo o mês de maio será disponibilizado dicas diárias de segurança no trânsito, permitindo o compartilhamento nas redes sociais pelos usuários. A campanha “31 dias pensando em um trânsito mais seguro” se volta para o lado educativo, buscando conscientizar toda a sociedade, desde motorista, motociclista, ciclista e o pedestre, da importância da sua atenção no trânsito. ​