Treinamento melhora atendimento de Urgência e Emergência no HEJA

20 de Abril de 2018
por
Foto: Ascom

Dentro do projeto de capacitação contínua das equipes do Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA), os colaboradores do setor de Urgência e Emergência participaram de treinamento para o correto uso dos novos aparelhos adquiridos pelo Hospital. São aspiradores, ventiladores, bomba de infusão, aparelhos multiparâmetro, carrinhos anestésicos e de emergência. Saber os detalhes das operações desses aparelhos é fundamental para um bom atendimento ao usuário e pode ser decisivo na sua recuperação.

O treinamento aconteceu na sexta-feira, 13 de abril, e contou com palestra e aula prática ministrada pela enfermeira do HEJA, Sara Lopes, especialista em urgência e emergência.

Qualidade no atendimento

Para a coordenadora de enfermagem do HEJA, Eliete Martins de Azevedo, os novos aparelhos representam um enorme avanço na capacidade e na qualidade do serviço prestado aos usuários que buscam atendimento de urgência e emergência.

Além do manuseio dos novos aparelhos, o treinamento destacou o papel de cada integrante da equipe em meio aos procedimentos necessários para um atendimento imediato. “Assim como ocorreu no treinamento sobre parada cardiorrespiratória, os participantes puderam verificar os sinais vitais, fazer uma avaliação e informar com precisão ao médico qual o estado de saúde do usuário”, explicou.

O objetivo final é reduzir o tempo de atendimento. “Cada minuto é decisivo para a sobrevivência do usuário”, destacou. As capacitações realizadas no HEJA aumentaram o nível do conhecimento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. O resultado é um ganho direto no atendimento.

Acidentes

O HEJA recebe diariamente diversos usuários em busca de atendimento imediato de urgência e emergência. Por estar às margens de uma rodovia federal, muitos são os casos de acidentes de trânsito. Há ainda atendimento a casos de vítimas de violência e trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho, muitas vezes no polo de confecções da cidade ou na construção civil. “A Unidade está cada dia mais preparada para toda e qualquer necessidade”, concluiu a enfermeira.