Emater e parceiros promovem I Workshop para qualificação da cadeia produtiva do açafrão

9 de Abril de 2018
por
Foto: Divulgação / Cooperaçafrão

No próximo dia 10, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria de Desenvolvimento (SED) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoverá o I Workshop de Qualificação da Cadeia Produtiva do Açafrão para Utilização do Selo de Indicação Geográfica (Selo IG).

A atividade será realizada na Câmara Municipal de Vereadores em Mara Rosa (GO).

O Workshop tem como objetivo orientar os agentes envolvidos sobre a utilização do Selo de Indicação Geográfica (Selo IG) do Açafrão de Mara Rosa e a cadeia produtiva.

O evento será divido em duas etapas, na parte da manhã, quatro palestras abordarão temas como utilização do Selo IG e benefícios, organização da produção e processamento do açafrão.

À tarde, os participantes serão divididos em grupo de trabalhos e levantarão expectativas e demandas em relação aos requisitos necessários para o Selo IG. A partir da discussão, um documento será produzido e encaminhado para as esferas envolvidas na cadeia produtiva do açafrão.

Selo IG

O Selo de Indicação Geográfica (IG) é uma certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que tem como objetivo identificar produtos de uma determinada região e suas características especais.

 

SERVIÇO: I Workshop de qualificação da cadeia produtiva do açafrão para utilização do Selo de Indicação Geográfica (Selo IG)

Data: 10 de abril de 2018 (terça-feira)

Hora: 9h

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Mara Rosa (GO)

 

Programação

9h – Abertura

Apresentações e debates

10h – O que significa a utilização do Selo de Indicação Geográfica – Debora Gomide Santiago (Mapa)

10h30 – Desafios da implantação e benefícios da utilização do Selo de Indicação Geográfica – Rodrigo Batista de Paula (Mapa)

11h– Onde estamos e aonde queremos chegar: Organização e produção –  Beatriz da Silveira Pinheiro (Emater / Fapeg)

11h30 – Onde estamos e aonde queremos chegar: Processamento – Kenji Narumiya
(Sun Foods)

12h – Almoço

14h –  Divisão em Grupos de Trabalho: Como vamos chegar lá?

Grupo 1: O que se espera da Cooperativa, do Conselho Regulador e dos Cooperados?  – Moderadora Rubya Karla de Jesus Machado (Sebrae)

Grupo 2: O que se espera da Pesquisa e da Extensão? – Moderadora Millena Rejane Bueno Leão Campos (Emater)

Grupo 3: O que se espera dos agentes de políticas públicas?  – Moderadora Glady Duarte Correia (SED)

15h –  Apresentação dos Relatores dos Grupos de Trabalho e Debates

16h –  Síntese das Expectativas e Demandas para o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açafrão da Região de Mara Rosa para a utilização do Selo de Indicação Geográfica –  José Araújo (Emater)

16h15 – Encerramento