“Centro de Excelência do Esporte foi feito com capricho para Goiás e o Brasil”, afirma Marconi

8 de agosto de 2016
por

Em um dia histórico para o esporte em Goiás, o governador Marconi Perillo entregou à população nesta segunda-feira (8/8) o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira e o Laboratório de Capacitação e Pesquisa Draulas Vaz, inaugurando o Centro de Excelência do Esporte Eurico Godoi. “O Centro de Excelência do Esporte é uma obra feita com muito capricho para Goiás e para o Brasil”, disse Marconi durante a inauguração, com a presença de toda a crônica esportiva do Estado.

Localizado no Centro de Goiânia, à Avenida Paranaíba com a Rua 74, o complexo esportivo foi concebido pelo Governo de Goiás para formar as próximas gerações de atletas olímpicos. “Muitas vezes fui injustiçado por conta de terceiros. Não fui eu que demoli o Estádio Olímpico. Hoje estamos inaugurando uma grande obra para os goianos e brasileiros. Procuramos fazer tudo aqui com muito capricho”, afirmou Marconi.

Acompanhado da primeira-dama, Valéria Perillo, e do presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), Jayme Rincon, Marconi percorreu as novas instalações do complexo e afirmou estar orgulhoso por entregar uma “grande obra” aos goianos e brasileiros. “Estamos imensamente felizes porque estamos entregando ao povo goiano essa majestosa obra”, comemorou.

O Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira e o Laboratório de Capacitação e Pesquisa ocupam um espaço de 33.682,02 metros quadrados e tiveram um valor de investimento de R$ 155 milhões. O Estádio e o Laboratório serão administrados por uma Organização Social, que deve ser contratada pelo Governo em no máximo 60 dias.

As obras do Centro de Excelência do Esporte ficaram paralisadas durante quatro anos e, ainda no primeiro ano de seu terceiro mandato (2011-2014), Marconi anunciou a retomada do projeto para a conclusão do complexo. Apesar da crise econômica nacional, que afetou a arrecadação dos Estados, entre eles Goiás, o governo estadual manteve as frentes de construção trabalhando.

“O Centro de Excelência do Esporte é um grande presente para os esportistas, um presente para Goiânia, para Goiás e para o Brasil. Uma obra lindíssima, moderna e de primeiro mundo. Uma obra que renasceu no centro de Goiânia para valorizar a área”, afirmou Marconi. “Um complexo que conta com um centro de excelência para treinar os atletas em várias modalidades, incluindo acomodações para que os atletas possam ficar aqui; conta com um moderno estádio olímpico, com um ginásio e depois nós teremos um parque aquático que será a quarta e última etapa”, disse o governador.

O Governo de Goiás vai realizar a partir de agora as obras da 4.ª etapa do Centro de Excelência, que compreendem a construção do Parque Aquático e a reforma do Ginásio Olímpico. Marconi afirmou que está com o sentimento de dever comprido. “Estamos resgatando todos os compromissos que fizemos nos últimos anos nas plataformas eleitorais com obras que primam pela qualidade. Fizemos de novo um estádio. Agora temos uma arena moderníssima. Estamos com o sentimento de dever comprido. A sensação de que colaboramos com a cidade. O Centro Olímpico vai valorizar Goiânia. Vai ser um cartão de visita para a cidade e é uma forma de revitalização do centro da cidade”, disse.

O presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincon, relembrou o desafio que foi para Marconi e para a Agetop retomarem as obras do complexo. “Em 2011, quando chegamos ao governo, nos deparamos aqui com um enorme buraco. Era um desafio para todos nós. Felizmente hoje cumprimos mais essa etapa”, afirmou.

“Com o Centro de Excelência em Esporte, Marconi está inserindo Goiás na formação e no treinamento de atletas. E um momento ímpar para o Estado de Goiás. Nós não imaginávamos que o estádio fosse mexer tanto com a história do goianiense. Ainda este ano teremos jogos da Série B (do Campeonato Brasileiro)”, disse o presidente da Agetop. “Teremos de volta as famílias goianienses ao Estádio. Esse espaço será a redenção do futebol goiano”, afirmou.

Formação de atletas
Para Marconi, a obra vai servir como base para a formação de atletas olímpicos. O objetivo do Governo de Goiás é colocar nosso Estado na elite do esporte nacional. O Centro de Excelência do Esporte será um grande complexo olímpico e um dos maiores centros de apoio para preparação de atletas. “Nós temos o programa Bolsa Atleta que é um dinheiro mensal. E esse Laboratório vai permitir que mais de 100 atletas fiquem internos aqui. Para o futuro esse Centro de Excelência terá uma grande valia.”

Jayme Rincon avaliou que a obra será mais uma ferramenta para inserir os jovens na sociedade. “O esporte é um grande aliado na construção de um futuro para os jovens goianos.” O complexo esportivo conta com alojamento para os atletas, refeitório, auditório, 14 salas de aula, academia e quadras de treinamento.

Cores do Estádio
Em entrevista coletiva, Marconi falou sobre o questionamento do Ministério Público motivado pelas cores utilizadas nas instalações do Centro. Para o governador, é uma polêmica desnecessária. “São várias cores utilizadas na obra. A pista, por exemplo, é vermelha. O importante é a obra estar pronta. Ou seja, é um trabalho muito bem feito pela Agetop e pelo Governo de Goiás.”

Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira
Construído para competições olímpicas de futebol e de atletismo, é mais uma unidade que compõem o Centro de Excelência do Esporte. Sua edificação, que acrescenta pista para todas as modalidades de atletismo, resgata um espaço histórico do futebol goiano, que marcou gerações de atletas, árbitros e torcedores goianos.

Sua concepção, do projeto ao material, foi pautada pela funcionalidade, aproveitamento e modernização do espaço e ambiente, e resultou numa obra de primeiro mundo, com toda a estrutura diferenciada, tendo o gramado e a pista de atletismo com padrão internacional.

Laboratório de Capacitação e Pesquisa Draulas Vaz
O laboratório vai priorizar a formação, qualificação e valorização de atletas, superação de limites, conquistas de vitórias e integração social através do esporte. Estes são alguns dos objetivos da construção dessa unidade do Centro de Excelência do Esporte.

Composto por alojamentos, departamentos de fisiologia do esporte, ergometria médica e reabilitação, e ainda com academia, o Laboratório foi projetado também com quadras esportivas para treinamentos. A preparação completa do atleta. Construído com quatro pavimentos, é o centro da especialização esportiva.