Centro Cultural Oscar Niemeyer inaugura Circuito Cultural

14 de março de 2019
por

Contação de histórias, visitas a exposições e aos ensaios da Orquestra Filarmônica de Goiás: Este é o Circuito Cultural Oscar Niemeyer, que teve início nesta quarta-feira, 13 de março, e recebeu alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Senador Canedo. Eles visitaram a exposição “Diáspora, Convergências e Conexões” de Tai Hsuan-an e participaram de uma sessão de contação de histórias realizada por Shirlene Álvares da Silva e Denise Batulevucius do Grupo Ciranda dos Contos do Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte, vinculado à Superintendência do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) é unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás).

A contação de histórias traz conceitos educacionais por meio de relatos cômicos. “O objetivo das sessões é proporcionar educação, magia e encanto às crianças por meio da literatura brasileira”, destaca Shirlene Álvares.

Depois da contação, os alunos participaram de uma visita guiada pela exposição do artista Tai Hsuan-an. Lázara Ferreira Borges, responsável pela vinda dos alunos de Senador Canedo, afirma que o Circuito Cultural auxilia na formação artística e intelectual dos estudantes. “Eles saem daqui transformados. Sempre que que há uma atividade diferente no Oscar Niemeyer, procurarmos trazer as crianças. Essa exposição proporciona conhecimentos diferentes e novas vivências”.

De março a julho, serão realizados cerca de três circuitos por mês. No dia 20 de março, ocorre o segundo circuito, com visitas ao Museu de Arte Contemporânea e Contação de Histórias. Nesta data, também será comemorado o Dia Internacional dos Contadores de Histórias. Para o mês de março, os agendamentos já foram todos preenchidos. Há vagas a partir de abril. Para participar, as escolas interessadas devem agendar a visita previamente pelo telefone 3201-3823.

O objetivo primordial do Circuito Cultural Oscar Niemeyer é tornar o CCON um ambiente pulsante, vivo e envolvente. Somado a uma proposta estética e arquitetônica contemporânea do complexo, o programa traz atividades que enredam as crianças e os adolescentes no universo do fazer e do fruir arte.

Diversas atividades culturais movimentam o CCON nestes três primeiros meses. Além do circuito, acontecem: Cineclube do CCON no dia 21 de março, às 20hrs, no Monumento dos Direitos Humanos e abertura da Temporada 2019 da Orquestra Filarmônica de Goiás no dia 28 de março, às 20h30, no Palácio da Música. Todas as atividades são gratuitas.