Gosta de automobilismo? Então você precisa assistir a estes filmes sobre carros

12 de Fevereiro de 2018
Junior Cardoso
por

Junior Cardoso tem 23 anos, é profissional da área gráfica e apaixonado por automobilismo. Desde 2016 é editor da página Falando de Motor no Facebook, a qual destina suas energias nas horas vagas.

No feriado prolongado ao invés de sair e enfrentar multidões, tumultos e trânsito, muitos de nós prefere ficar em casa, descansar e assistir a alguns filmes. Se você está em casa por opção ou teve que economizar a grana do carnaval, selecionei alguns filmes sobre carros para passar o tempo.

Confira:

Alta Velocidade (2001)

O jovem piloto Jimmy Bly (Kip Pardue) está competindo a sua primeira temporada na CART – atual Formula Indy – e demostra muito talento, vencendo cinco corridas. Com o grande resultado e entrando na briga pelo título, Jimmy começa a sofrer de problemas com consistência e é fortemente pressionado pelo irmão, que tenta lucrar com sua fama repentina. Tudo piora quando Bly se apaixona por Sophia (Estella Warren), namorada do rival nas pistas, o grande campeão Beau Brandenburg (Til Schweiger) que não desiste e começa a disputar palmo a palmo as corridas e o coração de Sophia. Então o chefe de equipe Carl Henry (Burt Reynolds) convoca o veterano Joe Tanto (Sylvester Stallone) para ajudá-lo.

Sylvester Stalone em Alta Velocidade

Alta Velocidade tem diversas ligações com a realidade como: Carl Henry, é uma composição a partir dos verdadeiros donos de equipes da Fórmula 1 Frank Williams – que usa uma cadeira de rodas – e da CART, Carl Haas; traz cenas de diversas corridas do campeonato da CART na época como:ChicagoMotegiDetroit e Alemanha, essa última que foi marcada pelo grave acidente onde Alex Zanardi perdeu suas pernas em um acidente a treze voltas do fim. No filme, a corrida da Alemanha aparece como uma corrida em circuito misto, mas a corrida verdadeira foi num circuito oval;Beau Brandenburg lembra Michael Schumacher, principalmente na época do filme quando o piloto tinha fama de vilão e Sophia foi inspirada em Corinna Betsh Schumacher, esposa de Michael.

Sylvester Stallone escreveu o filme e tentou basear seu filme na Fórmula 1 mas desistiu em função de Bernie Ecclestone ter pedido muito pelos direitos de filmagem.

Rush – No Limite da Emoção (2013)

O enredo de Rush gira em torno da rivalidade de Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth) durante a suas passagens pela Formula 1, mas o ápice acontece em 1976 quando os dois pilotos recebem carros muito bons e disputam o campeonato ponto a ponto até Niki sofrer um terrível acidente em Nürburgring, no GP da Alemanha.

O filme conta a rivalidade de Niki Lauda e James Hunt

Foram alugados os circuitos de o Snetterton, Cadwell ParkBrands Hatch e Nürburgring; foram utilizados carros de corrida antigos e réplicas também foram produzidas para as filmagens e os atores utilizaram de carros de Formula 3 para algumas cenas.

Dias de Trovão (2001)

Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem piloto da Nascar com talento mas também com dificuldades para vencer corridas. As coisas mudam quando Tim Daland (Randy Quaid) convoca Harry Hogge (Robert Duvall), para ajudar Cole a se encontrar nas pistas. Rowdy Burns (Michael Rooker), acaba criando uma rivalidade com Trickle que acaba em um forte acidente. Por causa dos seus ferimentos, Rowdy é forçado a abandonar a competição. Cole se recupera e volta ao circuito, mas encontra um novo rival que não quer apenas derrotar, mas deixá-lo incapacitado para sempre.

O piloto da Nascar Greg Sacks quem foi dublê de Tom Cruise no filme, pilotos como Rusty Wallace e Neil Bonnett também aparecem na trama; os carros utilizados no set foram preparados pela equipe de Rick Hendricks, que posteriormente chegou a usar alguns dos carros mostrados no filme em corridas verdadeiras da Nascar.

Tom Cruise em Dias de Trovão

Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora (1971)

Laro é mecânico de concessionária de automóveis e um talentoso piloto. O jovem costuma ir até o circuito de interlagos e treinar com carros de clientes. Sua chance para ser piloto aparece quando seu patrão sofre um acidente grave e fica com medo de sentar em um carro de corrida.

A trama já começa com o protagonista (Roberto Carlos) acelerando um Dodge Charger R/T 1971 no traçado antigo de Interlagos e mais no final do filme, aparecem carros como: Lola T-210, Ferrari 512, Porsche 910, Alfa P 33 alguns outros. Interlagos na época possuía 7.960 metros e era um dos maiores do mundo. Atualmente o traçado possui 4.314 m.

60 Segundos (2000)

Randall “Memphis” Raines (Nicolas Cage) um lendário ladrão de carros que durante anos, Memphis iludiu a polícia local, aplicando todo tipo de golpe imaginável. Mas quando o cerco ficou muito intenso, ele decidiu por largar a vida de crimes e partir para uma vida completamente diferente. Memphis é obrigado a voltar à ativa quando irmão caçula (Giovanni Ribisi) está tentando seguir seus passos no mundo do assalto a automóveis, pega um serviço e não consegue completar. Ao saber que ele tem que sair da aposentadoria para roubar 50 carros em uma noite para salvar a vida de seu irmão Kip, o ex-ladrão pede a ajuda de alguns amigos para realizar uma façanha aparentemente impossível.

‘‘Eleanor’’ – Ford Mustang 1967

Para criar ‘‘Eleanor’’ – Ford Mustang 1967 – foi convocado o designer Chip Foose que projetou um protótipo do carro alterando os faróis e lanternas atrás. Ele projetou o capo do motor, saias laterais, entradas de ar e outras partes de fibra de vidro que seriam utilizadas no projeto. A grade frontal foi baseada em uma peça originalmente desenvolvida para o Chevy Astro e as rodas são aro 17″x8″ polegadas com pneus P245/40ZR17 Goodyear Eagle F1.

E ai, gostou da lista? Esses são apenas alguns dos títulos e em breve, trarei outra lista com mais filmes que merecem ser assistidos.