Sidebar

18
outubro quarta

Jataí apresenta queda geral nos índices de violência em 2017

Typography
Comando regional atribui sucesso ao trabalho integrado das forças policiais. Operação Divisor de Águas segue no município e não tem data para terminar, informa coronel Ricardo Mendes
 
Considerada uma das principais cidades do sudoeste goiano e de Goiás, Jataí apresentou nos primeiros nove meses do ano importantes reduções nos crimes considerados de alta prioridade pelos órgãos de segurança pública.
 
O município conseguiu manter fortes quedas nas doze modalidades monitoradas pelo Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária.
 
O comandante da 14º Comando Regional da Polícia Militar (14º CRPM), coronel Ricardo Mendes, atribui a queda dos índices ao trabalho integrado e ostensivo das forças de segurança da região.
 
De janeiro a setembro deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado, os homicídios recuaram 18,52%, os estupros caíram 50% e as tentativas de homicídios cederam em 39,02%.
 
Houve redução também em todas as naturezas de roubos e de furtos no município. No período, os roubos a transeuntes caíram 44,04%, de veículos diminuíram 23,31%, enquanto, roubos em comércios e em residências caíram, respectivamente, em 23,31% e 61,54%.
 
A queda nos furtos de veículos chegou a 56,74%, os furtos em comércios caíram 12,22%, os furtos em residência retrocederam 44,44% e os furtos a transeuntes baixaram 45,45%.
 
Divisor de Águas
O coronel Ricardo Mendes lembra que as operações policiais, realizadas com apoio dos setores de inteligência têm sido fundamentais para se atingir as metas pré-estabelecidas. “Na semana passada, por exemplo, tivemos a operação Divisor de Águas que apreendeu grande quantidade de entorpecentes, armas e cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão”, lembrou.
 
A Operação Divisor de Águas, que ocorre em Jataí, conta com a participação de 130 policiais das forças de segurança e segue sem data para acabar. Na primeira fase, realizada no dia 3/10, em todas as regiões da cidade, participaram equipes do Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque, Cavalaria, Companhia de Policiamento Especializado (CPE), 15º Batalhão de Polícia Militar, unidades da Polícia Civil e da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap). Onze pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil.
 
“Essas ações integradas visam garantir a segurança da população, por isso, vai continuar, dentro do planejamento existente, com o objetivo de se reduzir ainda mais a violência em Jataí e região”, afirma Mendes.