Sidebar

18
outubro quarta

Corrida de conscientização sobre câncer promovida pela Acieg é lançada no Palácio das Esmeraldas

Typography
Evento Outubro Rosa Novembro Azul acontece em 15 de outubro. Arrecadações serão destinadas ao Hospital Araújo Jorge

O governador Marconi Perillo lança, no dia 10 de outubro (terça-feira), às 8h, em café da amanhã no Palácio das Esmeraldas, a Corrida Outubro Rosa Novembro Azul, promovida pela Acieg, com o objetivo de conscientizar participantes e a população em geral sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e próstata. Além da inscrição, os participantes, que podem optar pelos percursos de 10 e 5 km, farão doações de alimentos não perecíveis, destinados ao Hospital Araújo Jorge, referência no tratamento de câncer em Goiás.

A Corrida e Caminhada Outubro Rosa Novembro Azul é uma apresentação do Governo do Estado de Goiás, Unimed-GO e Prefeitura de Goiânia e conta com o apoio de outras entidades. O evento acontecerá no domingo (15 de outubro) e contará com a participação de um pelotão de membros da Acieg e atletas da comunidade em geral, estimativa de público  2.500 pessoas e 1000 participantes, distribuídos nos dois percursos.

Segundo Euclides Barbo, presidente da Acieg, o objetivo principal da maratona, além de arrecadar fundos para o hospital, é conscientizar a sociedade acerca da importância do diagnóstico precoce nos dois tipos da doença. "Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens", alerta. 

Barbo lembra ainda que, no caso dos homens, outra importante luta é contra o preconceito. "O homem precisa se cuidar. O exame que pode detectar o câncer de próstata ainda é visto como tabu por muitos homens. Alguns brincam, mas o assunto é muito sério", lamenta. O segundo tumor que mais mata homens no Brasil é o câncer de próstata. Para que se tenha mais chances de cura o tumor deve ser identificado o mais rápido possível.

Coordenador do projeto, o presidente da Câmara de Comércio Exterior e vice-presidente da Acieg, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta que a iniciativa vem para somar a inúmeras outras ações promovidas por outras instituições em todo o Brasil. "Para combater o preconceito e disseminar a cultura da prevenção, toda união vale a pena", resume. "A corrente no Brasil é grande, e aqui também. Tivemos importantes apoios, como o da prefeitura, que nos deu suporte, por exemplo, nas intervenções de trânsito", completa.

Assim como acontece em outras ações pelo Brasil, a corrida Outubro Rosa Novembro Azul pretende alertar para o assunto, unificando temas importantes para os dois públicos, homens e mulheres. Cada participante receberá um kit de corrida composto por camiseta, número de peito, medalha de participação, chip de cronometragem, além de boné ou faixa de cabelo.

Serviço:
Lançamento da Corrida/Caminhada Outubro Rosa Novembro Azul
Data: 10/10/2017 - terça-feira
Local: Palácio das Esmeraldas

Corrida/Caminhada Outubro Rosa Novembro Azul
Data: 15/10/2017
Horário: 8h às 10h
Local: Praça Cívica - Goiânia
Valor: R$ R$ 70 + 2Kg de alimento não perecível 
Contato: 6232372600
E-mail: outubrorosaenovembroazul@gmail.com