Sidebar

19
agosto sbado

II Congresso Internacional de Gestão Integral em Liderança e Coaching abre espaço para as pessoas ampliarem a visão, compartilharem experiências e aprenderem sobre o modelo de gestão que está revolucionando o mundo

 

Considerado o maior evento de gestão integral da América Latina, o II Congresso Internacional de Gestão Integral em Liderança e Coaching será realizado em Goiânia, entre os dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Cultura e Convenções da PUC-GO. O encontro abrirá oportunidade para os congressistas ampliarem sua visão, compartilharem experiências e aprenderem sobre o modelo de gestão que está revolucionando o mundo empresarial. A expectativa é de que pelo menos 1,6 mil pessoas participem.

Realizado pela Organização Condor Blanco Internacional, o Congresso alcançará, com sua temática, empresários, diretores, gerentes, equipes de coordenação e supervisão, profissionais autônomos e liberais, estudantes e demais pessoas interessadas em liderança integral e coaching. O foco é a formação de profissionais capazes de atuar no desenvolvimento integral dos indivíduos.

“Quando a pessoa está focada apenas em resultados, metas, ela vai conseguir, mas tende a prejudicar outras áreas da vida dela, especialmente a familiar. Quando a gente fala em liderança integral, é alcançar o mesmo resultado, algumas vezes até maior, mas com equilíbrio. Integralidade não é apenas chegar ao objetivo, mas como chegar, como você vai estar. É ter equilíbrio na gestão”, explica o coordenador-geral do Congresso, Poatã Sharikam.

Durante o evento, os palestrantes acessarão diversas ferramentas próprias e outras como perguntas poderosas, desenvolvimento de talentos e habilidades, planejamento estratégico, técnicas de feedback e motivação. Tudo com o objetivo de conduzir o participante a resultados extraordinários.

O Congresso terá em sua programação dez grandes momentos, com destaque para as palestras magnas com Suryavan Solar, mentor, escritor e fundador da Organização Condor Blanco Internacional, e com o convidado especial, o professor, filósofo e escritor Clóvis de Barros Filho. Depois de anos viajando como conferencista internacional, Suryavan Solar atualmente reside na Montanha Condor Blanco, no Chile, onde entrega seus ensinamentos e continua escrevendo – já são mais de 50 livros. Com seu estilo direto, prático e claro, inspira as pessoas a alcançar e desenvolver seu máximo potencial, realizando seus sonhos.

Também estão confirmadas as presenças no evento dos palestrantes de renome internacional Flaira Ferro, Sol Deva Nita, Osvaldo Aragol, Silexi Menta, Tiago Yalcon, Daniele Shirayam e Renato Yaramo.

Feira

Paralelamente ao Congresso, será realizada, em área anexa ao Auditório de Palestras, uma exposição de produtos e serviços dos patrocinadores. São 15 estandes, além de área de alimentação e outras conveniências para atender aos participantes do evento.

Serviço:

II Congresso Internacional de Gestão Integral em liderança e Coaching

Data: 11 e 12 de novembro

Local: Centro de Cultura e Convenções da PUC Goiás (Campus 2) - Avenida Engler, 507, Jardim Mariliza, Goiânia (GO)

Inscrições e informações: www.congressocondorblanco.com

 

SOBRE A CONDOR BLANCO

Condor Blanco é uma organização internacional que se dedica há mais de 35 anos ao desenvolvimento integral de pessoas e empresas. Conta com oito escolas: Liderança, Coaching Express, Free Mind, Kin Forest, Kai Woman, Bodhisattva, Meditação e Yaikins, assim como Academias que atuam em focos específicos de desenvolvimento e de capacitação.

As escolas entregam seus ensinamentos por meio de seminários (mais de 400 por ano) divididos em módulos, com mais de 100 horas de conteúdo teórico, prático e vivencial. Alguns seminários nas cidades, e outros na Montanha Condor Blanco, na região de Curarrehue, Pucón, no Sul do Chile. Com essa visão de desenvolvimento integral, Condor Blanco está presente em diferentes lugares do mundo, incluindo forte presença no Brasil.

 

Presença Condor Blanco no mundo

6 países

61 cidades

500 produtores

400 eventos por ano

12.000 clientes por ano participam das conferências, seminários, eventos, retiros e expedições

45 mil seguidores no Instagram

195 mil likes no Facebook

6 mil seguidores no Twitter
 

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), Renerson Romes dos Santos, esteve com o prefeito Gustavo Mendanha na manhã desta sexta-feira, 18. Durante a visita de cortesia, eles aproveitaram para discutir projetos do setor odontológico no município de Aparecida. Mediado pelo secretário de Educação, Rodrigo Gonzaga Caldas, que também é odontólogo, o encontro teve participação do procurador do CRO-GO, Getúlio Faria; da assessora da entidade, Célia Nascimento; e do assessor da SME, Homero Filho.

Renerson Romes convidou o prefeito Gustavo Mendanha e toda a equipe da administração para o Congresso Internacional de Odontologia do Estado de Goiás (CIOGO), o segundo maior da área no país, que será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 13 e 16 de setembro. 


Em recente auditoria feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) no programa Minha Casa Minha Vida, foram encontrados defeitos em mais de 56% das unidades vistoriadas. Os vícios são dos mais variados, com destaques para rachaduras, infiltrações e vazamentos.
 
Comumente chamados de vícios construtivos, recebem essa denominação por se apresentarem em razão da obra em si, e não muitas vezes de fatores externos, como alagamentos, incêndio, vendaval e outros fenômenos da natureza, como explica o vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Wilson Rascovit. “Na grande maioria dos casos, esses vícios estão relacionados à matéria prima utilizada e mão de obra empregada na construção”, indica.
 
De acordo com o advogado, o número é expressivo e chama atenção para qualidade dos empreendimentos que são construídos atualmente com subsídio do Programa Minha Casa Minha Vida. “É de conhecimento notório que o programa governamental é gerido pela Caixa Econômica Federal, que, por sua vez, além de ser a responsável pela liberação dos recursos para as construções, também fica a cargo de fiscalizar as obras realizadas pelas construtoras, atraindo para si uma responsabilidade subsidiária pela reparação dos vícios construtivos, conforme vem decidindo nossos tribunais”, considera.
 
Rascovit diz que é importante que o mutuário tenha essa noção de que a CEF é também responsável pelos vícios, pois, além do construtor, existe, ainda, uma empresa que deve arcar com os reparos das unidades. “Contudo, a questão não é muito simples, pois demanda conhecimento acerca dos prazos para o regular exercício do direito.”
 
Garantia do imóvel – Conforme o vice-presidente da ABMH, inicialmente, o prazo de garantia da construção, de acordo com o Código Civil é de 5 anos, nos termos do artigo 618. Contudo, é necessário que o mutuário faça a devida reclamação do vício dentro do prazo legal, que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é de 90 dias a contar do recebimento das chaves para vícios aparentes. “E os mesmos 90 dias a contar do conhecimento do vício para os casos de vício oculto. Uma vez feita a reclamação, compete ao construtor e à instituição financeira informar quais serão as medidas necessárias para reparar o vício do imóvel.”
 
Caso haja uma negativa por parte das empresas, o mutuário tem duas opções: reparar o vício em caso de urgência, independentemente de autorização judicial e buscar posteriormente o ressarcimento dos gastos mais as indenizações cabíveis. “Ou propor uma ação de obrigação de fazer para compelir construtor e instituição a cumprir com a obrigação de reparar”, completa Wilson Rascovit.
 
O advogado diz, ainda, que é importante destacar que, no caso de reparo efetuado pelo mutuário, é extremamente aconselhável que se faça três orçamentos antes de iniciar a obra e opte sempre pelo de menor custo. “Outro fato que cabe destaque é que a garantia concedida pelo construtor (garantia contratual) não afasta a garantia legal imposta pelo artigo 618 do CC (garantia legal). Portanto, se a recusa pelo reparo se der por estar fora da garantia contratual, ainda não completados os 5 anos da construção, perfeitamente cabível a responsabilidade do construtor por reparar o vício”, finaliza.


SMS realiza Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite nas escolas a partir de segunda dia 21/08

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza de 21 a 31 de agosto Campanha de Vacinação contra HPV e Meningo C (Meningite) em 16 escolas do município. Para a vacina contra HPV as doses são oferecidas para meninas de 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra Meningo C, o Ministério da Saúde preconiza imunizar meninos e meninas de 12 a 13 anos 11 meses e 29 dias.

É importante ressaltar que meninas que iniciaram o esquema vacinal e não retornaram para receber a 2° dose, poderão ser vacinadas após 15 anos, sem necessidade de reiniciar o esquema. A campanha prevê a imunização de  5.444 alunos de 16 escolas de Aparecida.

Neste fim de semana tem programação cultural do DIVINO Lounge Café, ao lado da Igreja do Bonfim, em Pirenópolis. Na sexta-feira (18) a programação começa a partir das 19h com o cantor e compositor Victor Batista, que apresentará sons da MPB em um show ao vivo voz e violão. O mineiro, que mora atualmente em Pirenópolis, além de músico, trabalha na cidade com projeto de iniciação de crianças, jovens e adultos na viola caipira, violão e flauta doce. Victor Batista já se apresentou em turnê internacional na Holanda e Portugal e, ainda, participou de festivais no Chile e Nova Zelândia.  

No sábado (19), a partir das 19h, para quem gosta de apreciar o melhor do Jazz, a casa receberá o trio Ricardo Pina, Bororó e Zé Krishna. Além de conferir as apresentações, os participantes vão poder apreciar no local a exposição “Cultura do Divino em Pirenópolis”, telas pintadas em estilo Naif pelo artista plástico Claudimar Pereira. 

O DIVINO Lounge Café está situado ao lado da Igreja do Bonfim e foi projetado no espaço da antiga recepção da Pousada Quinta Santa Bárbara. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento hoteleiro que está em construção na cidade.

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (18) mandados judiciais em duas operações da Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo: a 43ª fase, chamada de Operação Sem Fronteiras, e a 44ª, denominada Operação Abate.

“Na Operação Sem Fronteiras é investigada a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento na obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira" informa a PF.

Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo criminoso que era apadrinhado por um ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira, diz a nota da PF.

Nesta relação criminosa, segundo a PF, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar.

Estão sendo cumpridos 46 mandados judiciais, sendo 29 de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e seis de prisão temporária na capital paulista e Santos, em São Paulo, e no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a PF realiza duas operações da Lava Jato no mesmo dia.

Em entrevista à Rádio CBN e ao jornal O Popular, Marconi Perillo também falou sobre investimentos do Estado na segurança pública e cobrou ajuda do governo federal na área
 
O governador Marconi Perillo afirmou na manhã da última quinta-feira (17/08), em entrevista à rádio CBN Goiânia, que em breve o Governo de Goiás vai convocar os 2,5 mil aprovados no concurso da Polícia Militar. 
Além disso, o governo anunciou a abertura de novo certame para mais 2 mil homens, "sempre respeitando as condições do orçamento do Estado".
Em seguida, o governador deu entrevista ao jornal O Popular, oportunidade em que falou sobre os investimentos do Estado na segurança pública e cobrou ajuda do governo federal na área.
"Já autorizei o chamamento de novos agentes prisionais e estamos trabalhando na construção de novos presídios, principalmente no Entorno do DF”, pontou. Marconi, por fim, reforçou que “estamos gastando com segurança mais do que gastamos com saúde”. Ele concluiu ao afirmar que “o governo federal, agora, precisa ajudar os estados".      
 

A FOTOGRAFIA, literalmente significa: “Escrita com luz” (do grego photos, luz e graphos, que significa escrita).  A fotografia deve ser tratada não apenas como instrumento de trabalho, mas principalmente como bem cultural, que pode ser definido como: “Toda produção humana de ordem emocional, intelectual e material, independentemente de sua origem, época ou aspecto formal, em como a natureza que propiciem o conhecimento e a consciência do homem sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia”.

É neste contexto que o Projeto Goiás de Portas Abertas do fotógrafo Luiz Elias chega para apresentar, está experiência estética, por meio do portal: www.goiasdeportasabertas, com imagens coletadas por cerca de quarenta anos de artistas, cultura, política e social do Estado de Goiás. Com o objetivo de oferecer livre acesso a estas imagens acontecimentos que arcaram época na história do povo goiano. Artistas que são referências e projetaram o Estado no Brasil e também no exterior como Siron Franco, Cleber Gouveia, Poteiro, Selma Parreira, Cora Coralina, Maestro Brás Pinho, entre outros.

Além de importante registro do povo Kalunga que faz parte da nossa cultura tradicional, que pode contribuir para estudos sociais históricos e antropológicos dessa comunidade negra, originaria de escravos fugidos, que resiste ao tempo em seu habitat, vivendo praticamente isolados até os dias atuais, da nossa sociedade.

O projeto Goiás de Portas Abertas foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura Municipal e propõe a catalogação e digitalização do acervo fotográfico de Luiz Elias com quase mil imagens que foram selecionadas para fazer parte do portal: “Goiás de Portas Abertas”, disponível para consulta para toda comunidade e uso comercial e publicitário desde que cite a fonte das imagens.

O portal será oficialmente lançado no dia 23 de agosto de 2017 às 19h. Durante o evento será apresentado ao público toda a história e curiosidades do projeto. Em 04 telões  serão exibidos as fotos e o site além do filme audiovisual Goiás Coração do Brasil da antropóloga Meire Baiocci e do fotográfo Luiz Elias. E ainda a exibição do making of que conta toda a execução do projeto, produzido por Antônio Eustáquio (Taquinho). 

 

Para o idealizador do projeto, o fotógrafo Luiz Elias Júnior, a realização da exposição e lançamento do Portal representam uma libertação em sua vida. “É um acervo que me acompanha há anos. Momentos tristes e felizes. Era necessário o compartilhamento desse material, que agora se concretiza por meio do Goiás de Portas Abertas” destaca Luiz Elias.

SOBRE LUIZ ELIAS JÚNIOR

Luiz Elias é natural do Rio de Janeiro (1949), lá começou seu trabalho no teatro e na televisão. Veio para Goiás em 1973 e a partir daí começou a registrar a cultura goiana, seus personagens e suas tradições. Além de fotógrafo é diretor e produtor de teatro, TV, e cinema, produtor do Jornal Brasil Central (TBC). Atualmente coordena o departamento de memória do IHGG.

FICHA TÉCNICA

Idealizador do projeto: Goiás de Portas Abertas - Luiz Elias

Curador – Pedro Nabucco

Digitalização - Viviane Louise

Produção Executiva - Eliane de Castro

Produção Geral - Matilde Blanch

Elaboração do Projeto - Carolina Paraguassú

Making Of - Antônio Eustáquio (Taquinho) e Eliane de Castro

SERVIÇO
O QUE? Lançamento do Portal: Goiás de Portas Abertas
QUANDO? 23 de agosto de 2017 às 19h
ONDE? Instituto Rizzo - Avenida Cora Coralina, n 242, Setor Sul, Goiânia, GO.
QUEM FALA PELO EVENTO: Luiz Elias – fotógrafo – idealizador do projeto

Haverá carreata, palestra sobre inserção no mercado de trabalho e atividades recreativas

O Centro Multidisciplinar de Atendimento Especializado Hélia Rodrigues da Cunha, a Pestalozzi, realiza entre os dias 21 a 25 de agosto o evento que acontece em todo país que é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Há uma programação diversificada direcionadas aos alunos, pais e comunidade.

Entre as palestras, destaca-se a do dia 22 de agosto, terça-feira, na qual uma equipe do RH do Hot Park vai passar orientações para o ingresso da pessoa deficiente no mercado de trabalho. A Pestalozzi buscou parceria para realização desse evento, que vai contar também com a presença da equipe do Senac, que vai atender cortes de cabelos masculino e feminino e ainda oferecer massagem corporal e higienização da face para os alunos.

A diretora da unidade, Sueny Andrade, falou sobe a importância do evento para Caldas Novas.
“Realizar um evento que chama atenção da sociedade sobre a Pessoa Deficiente é uma forma expor sobre a relevância da Pestalozzi para nossa cidade. Atendemos cerca de 90 alunos e contamos com atendimentos na área de reabilitação que são atendidas cerca de 500 pessoas por mês. Então, fazer um evento como este é mostrar a importância desse serviço social a toda população”, explicou Sueny.

O tema escolhido para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência para este ano é “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. A abertura será na manhã da próxima segunda-feira, 21 de agosto, na própria unidade, com um culto ecumênico, apresentações artísticas e uma carreta.

Serviço
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Data: 21 a 25 de agosto de 2017
Local: Rua T Q. 43, Setor Nova Vila
Informações: 64 3454 3515

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), participou na noite de ontem, 17, da posse do novo presidente eleito do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Euclides Barbo Siqueira, que permanecerá no cargo por dois anos. Também foram empossados os novos diretores do Conselho. Os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Vinícius Cirqueira (PROS), Sabrina Garcêz (PMB), Oseias Varão (PSB) e Cristina Lopes (PSDB) também prestigiaram o evento. Euclides Barbo é empresário da área de educação e atual presidente da Acieg. 

     A solenidade aconteceu no auditório da  Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e reuniu os prefeitos de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB), e de Goianira, Carlos Alberto Andrade , o "Carlão" (PSDB), além de autoridades políticas, secretários estaduais e municipais, lideranças classistas e de instituições ligadas ao Codese. 

      Andrey Azeredo se declarou "um entusiasta das parcerias e do planejamento. Quando o setor privado se propõe a contribuir para a formação de políticas públicas usando as tecnologias que já existem e construindo novas ferramentas para que tenhamos uma Goiânia inclusiva e para todos, me sinto realizado. Que isso sirva de exemplo para que nós possamos trabalhar cada vez mais em conjunto. A Câmara Municipal  é plural e tem pontos de vista variados, mas sempre com o objetivo comum de fortalecer Goiânia e melhorar a vida de seus habitantes. É preciso ter clareza nos atos, transparência e moralidade política para mostrar que as parcerias que interessam são as que beneficiam as pessoas de forma igualitária sem privilégios para nenhum setor."

      A sessão solene também foi marcada pela entrega da "Carta de Navegação 2017/2020" pelo Codese para o prefeito Iris. Em sua fala, Euclides Barbo ressaltou o desafio de estender as ações do Codese, elencadas no projeto "Goiânia 2033 - O Centenário", a todas as cidades da Região Metropolitana engajando entidades, empresários e governantes. O prefeito Iris elogiou o empenho do Codese em mapear, estudar e propor soluções e para os problemas de Goiânia e agradeceu as homenagens da noite dirigidas a ele. 

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) acompanha na manhã desta sexta-feira (18/8), às 10h, o ato em prol das pessoas em situação de rua, em referência ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – 19 de agosto. O ato começará às 10h, na praça do Trabalhador, no Centro, e é organizado pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR-GO). As defensoras públicas Gisela Camillo Cassoti Teixeira e Maysa Nayanny Amorosino participam do ato. O objetivo é chamar a atenção das autoridades públicas para a violação completa e constante dos direitos das pessoas nessa situação.

Gisela Camillo afirma que a população em situação de rua incorpora o completo assistido da Defensoria Pública, pois se encontra em situação de hipervulnerabilidade. “A Defensoria Pública considera a vulnerabilidade dessas pessoas, que são nosso público-alvo na verdade, pessoas que não têm nenhum direito respeitado, nem no Fórum conseguem entrar porque não têm vestimenta adequada, são invisibilizados em geral. A Defensoria tem se comprometido, principalmente na articulação com o Movimento (MNPR), em efetuar a assistência jurídica, integral e gratuita a essas pessoas. Nós queremos amplificar a voz dos integrantes do movimento”, completou.

No evento serão realizadas oficina de Produção de Cartazes; apresentação musical com o grupo de rap TVZ; caminhada reivindicando os direitos da população de rua com gritos de palavras de ordem; entrega de uma carta denunciando e repudiando ações higienistas e toda forma de violência contra as pessoas em situação de rua.

No Dia 19 de agosto de 2004, aconteceu a Chacina da Praça da Sé, em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram mortas. Desde então, movimentos em favor desta população foram crescendo e se articulando em todo o país.

Deputado estadual afirma que "enquanto alguns ficam brigando e xingando, Marconi enfrenta os problemas de frente, ajuda os municípios, mas trabalha focado em quem mais precisa"

 O deputado estadual Francisco Júnior, do PSD, afirmou nesta quinta-feira em Professor Jamil, durante as atividades de entrega de benefícios no município, que o governador Marconi Perillo "está dando um show de sensibilidade ao Brasil, ajudando quem mais precisa com o Programa Goiás na Frente. "O Goiás na Frente está revolucionando a administração pública em Goiás e no País. É um programa inovador não só porque está ajudando os municípios, mas porque está priorizando quem mais precisa. O governador Marconi Perillo está dando um show de sensibilidade ao Brasil, priorizando quem mais precisa", disse, em seu pronunciamento.

"É isso que faz a diferença. Enquanto vemos gente brigando, reclamando, xingando, o governador está trabalhando para o povo, para quem mais precisa. Eu procurei entender qual é a motivação do governador, e olhei adiante de mim e entendi que o que move o governador são as obras que ele fez, é a capacidade de mudar a vida das pessoas", disse Francisco Júnior. "Enquanto tiver alguém precisando do governo, nós todos vamos trabalhar ao lado do governador e do vice-governador José Eliton. Ninguém tinha conseguido fazer no Estado o que o governador Marconi Perillo fez, atuando e investindo em todos os 246 municípios", disse.

O deputado disse que, com o Goiás na Frente, "o governador tem dado uma aula. O que o governador está fazendo merece atenção especial. Primeiro, por sua personalidade". "O governador tem sido um exemplo para o Brasil inteiro. Ele enfrenta os problemas e as dificuldades. Diante de tudo o que o governador fez nestes últimos dois anos, nessa crise que vivemos, ele tem uma atuação que mais ninguém teve", disse Francisco Júnior. 

"Segundo, não dá para reclamar, não tem como reclamar. Tem é que arregaçar as mangas e fazer o que o governador está fazendo. O senhor já transformou Goiás e continua transformando. Essa é a grande alma que o senhor está dando para Goiás", afirmou o deputado durante as atividades do Goiás na Frente no município..

Acaba de aconter em Hudrolândia mais um evento da caravana Goiás na Frente. Governador Marconi Perillo colocou três milhões de reais na cidade através do programa. O Prefeito Paulo Sérgio ressaltou a parceria com o governo e agradeceu também ao deputado Francisco Oliveira e ao Senador Wilder Morais. Paulinho garantiu que não é candidato a nada, mas caso alguém queria votar nele pode fazê-lo votando em Chiquinho Oliveira. O dinheiro do programa será investido em toda a cidade, principalmente em escolas e em infraestrutura.

Rogério Elias Rabelo, valendo-se de sua condição de professor-orientador, assediou sexualmente e estuprou uma estudante

Ministério Público Federal em Rio Verde (MPF/GO) denunciou, nesta quarta-feira (16), por assédio sexual e estupro de vulnerável, o professor do curso Medicina Veterinária da Universidade Federal em Goiás (UFG)/Regional Jataí, Rogério Elias Rabelo. De acordo com a denúncia, o docente, valendo-se de sua condição de professor-orientador, assediou sexualmente e estuprou uma estudante da qual era orientador.

Os assédios eram feitos por meio de abordagens presenciais e mensagens no aplicativo Whatsapp com o intuito de obter favorecimento sexual e ocorreram ao longo do ano passado, especialmente entre os meses de agosto e dezembro. Por fim, o estupro teria ocorrido na madrugada de 4 de dezembro de 2016, enquanto a aluna encontrava-se dormindo, em um apartamento localizado em Goiânia, para onde alguns alunos foram após participação em congresso ocorrido na capital. Os fatos foram narrados, na época, à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, em Goiânia.

Durante as investigações, ficou constatado que o professor valeu-se de seu cargo público para o cometimento dos crimes sexuais. O MPF/GO pede, agora, a condenação do docente pelos crimes de assédio sexual em continuidade delitiva (art. 216-A c/c art. 71) com o crime de estupro de vulnerável (art. 217-A, § 1º), todos do Código Penal.