Sidebar

24
setembro domingo

O juiz Hamilton Gomes Carneiro, da 132ª Zonal Eleitoral de Goiás, em Aparecida de Goiânia, concedeu ao advogado Mauro Junqueira o direito de se candidatar a qualquer cargo eletivo no pleito de 2018 sem estar filiado a um partido político.

Na sentença divulgada ontem, o juiz afirma que dois tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário têm peso de emenda à Constituição e garantem a legalidade das candidaturas independentes – ou avulsas – nas quais o candidato não tem filiação partidária. “O cidadão não pode ficar à mercê dos dirigentes partidários e partidos políticos em suas regras que excluem àquelas pessoas ditas independentes”, diz Carneiro na decisão.

Uma das autoras da ação é a União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf), que deflagrou uma campanha em defesa das candidaturas avulsas. “A decisão abre espaço para a mudança de nível da política brasileira”, disse Eduardo Cubas, presidente da Unajuf. Segundo Cubas, esse é o primeiro caso no Brasil de uma candidatura avulsa com aval da Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Istoé

Correndo Pela Vida, com retirada de kits e largada no Aparecida Shopping, deve atrair mais de sete mil pessoas

 
O Aparecida Shopping recebe neste sábado, 23 de setembro, a 7ª edição do Correndo Pela Vida – Contra o Crack . A corrida, realizada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, tem como objetivo conscientizar e prevenir a população sobre o uso de drogas. A estimativa é de que mil competidores devem participar das diferentes categorias e o evento deve atrair mais de sete mil pessoas.

Os kits atleta já estão sendo retirados na sala oficial do evento, mesmo local das inscrições presenciais, localizada no piso 1 do shopping, nesta sexta-feira, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 16h. Para realizar a troca, os competidores devem portar o comprovante de inscrição, documento pessoal e 2kg de alimentos não perecíveis.

As largadas acontecem em frente ao Aparecida Shopping, a partir das 18h15: corredores de Aparecida; circuitos de 5km e 10km para adultos de todo o Brasil; infanto-juvenil; e maratoninha das crianças. 

A abertura do evento é às 17h, com show de acrobacias com motocicletas, além de espaço para a criançada se divertir com pula-pula, pintura facial e algodão doce. Após a premiação de encerramento, haverá shows com artistas regionais, incluindo o cantor Matheus Bastos, ex-participante do The Voice Brasil.


Serviço
Assunto:  Correndo Pela Vida – Contra o Crack

Data:  23/09 (sábado)

Horário: a partir das 17h

Local: Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping, Setor Serra Dourada – Aparecida de Goiânia.

Grande ação de fiscalização de alcoolemia será realizada nesta sexta-feira (22/9) pelo programa Balada Responsável.

Será realizada a partir das 20 horas desta sexta-feira (dia 22/9) até às 5 horas de sábado (23/9), uma grande ação de fiscalização no trânsito envolvendo as operações Lei Seca de 17 estados do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em Goiás, o Detran-GO, por meio do programa Balada Responsável, e o Batalhão de Trânsito aderiram ao movimento e vão intensificar a fiscalização.

A mobilização, que encerra a Semana Nacional do Trânsito, tem o objetivo de diminuir os índices de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção. A ação prevê a realização de várias blitze de fiscalização da Lei Seca - Balada Responsável com pontos de bloqueio em ruas e avenidas espalhadas em pontos estratégicos de todo o Brasil. As Rodovias Federais também terão operações realizadas pela PRF.

Projeto de extensão em parceria com UFG vai receber estudantes para simular rotina de deputado. Atividades valem certificado de hora extracurricular

Presidente do Legislativo goiano, José Vitti (PSDB) está dando a oportunidade de estudantes de nível médio e superior vivenciar a rotina do parlamento na prática. O projeto chamado Politizar é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para aproximar alunos de instituições públicas ou privadas do processo legislativo brasileiro adotado na Casa.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de setembro e podem ser feitas gratuitamente na página do facebook.com/projetopolitizar ou projetopolitizar.blogspot.com. No total, são 87 vagas, sendo 41 para deputados estaduais, 41 para assessores parlamentares e 5 jornalistas. As atividades valem até 55 horas de atividade extracurricular para os alunos que participarem de todas as etapas.

A iniciativa foi iniciada em 2013 e retomada em 2017 na gestão do presidente José Vitti. “Vejo o projeto como excelente oportunidade de alunos entenderem na prática o funcionamento do nosso Legislativo e apontar sugestões de projetos que a gente pode colocar em prática. É um exercício de cidadania e aprendizado”, avaliou Vitti, dizendo ainda que o Politizar é mais um dos projetos de sua gestão para aproximar a relação entre Estado e sociedade.

A partir de treinamentos e simulações de sessões legislativas, os estudantes universitários têm acesso a conhecimentos e rotinas do Poder Legislativo, contribuindo para o entendimento de suas funções e representatividade. Os 41 estudantes que simularão as funções dos parlamentares da Alego serão divididos nos seguintes partidos: PSDB (11), PMDB (10), PT (6), PTB (6), DEM (4), PCdoB (3). As siglas foram escolhidas com o objetivo de se manter a fidelidade e representatividade ideológica na simulação, levando-se em conta a diversidade entre os perfis ideológicos de esquerda, centro e direita.

As atividades iniciais do Politizar foram retomadas na Casa no último dia 09 de agosto, com a abertura de duas bolsas com remuneração de R$ 1 mil e R$ 55 de auxílio transporte, para alunos da UFG que desejassem participar do programa. Seguindo critérios estabelecidos pela universidade, uma das vagas foi preenchida por um discente do curso de Ciências Sociais (cargo de coordenação acadêmica) e a outra por um graduando de Comunicação Social (coordenação); eles terão os trabalhos iniciados no dia 1º de setembro.
 

A palhaça Maku Fanchulini (Argentina) e os palhaços Tomate (Argentina) e Pepe Picaporte (Costa Rica) são as duas atrações principais da segunda semana de atividades do 6º Na Ponta do Nariz – Festival de Palhaçaria e Comicidade. Iniciado em 15 de setembro, o festival segue até o dia 29, com oficinas e espetáculos que reforçam o protagonismo da mulher nos palcos circenses. Realizado pelo Grupo Bastet, o festival conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, IBERESCENA e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.
 
Hoje (sexta-feira, 22/9) a cena é toda da argentina Maku Fanchulini. A palhaça encena Metro Y Medio, às 20 horas, no Teatro SESC Centro, um show baseado em ação física e comunicação cômica interativa. Quase sem palavras, Maku busca a linguagem universal para dialogar com o público e apresenta números técnicos, lúdicos e excêntricos para encantar, provocar ternura com final surpreendente.
 
Os bufões que protagonizaram a quinta edição do Na Ponta do Nariz marcam presença com o argentino Tomate, um palhaço tão cruel quanto ingênuo. Para fazer rir e pensar, ele apresenta, no 23 de setembro (sábado), às 17 horas, Tomate, puro Tomate, espetáculo de disparates e muitos balões, que já percorreu mais de 25 países.
 
Também no dia 23/9, o festival inicia uma de suas atividades mais importantes, a montagem do show de variedades, que segue até o dia 27. O Cabaré na Ponta do Nariz é um laboratório para a apreciação do desenvolvimento dos trabalhos resultantes das oficinas promovidas durante o evento. “A formação é a espinha dorsal que estrutura todo o festival. Por isso, a cada edição do Festival programamos grandes mestres e mestras da palhaçaria, que ministram cursos intensivos para profissionais de todo o país e do mundo”, arremata o diretor do Grupo Bastet, Thiago Moura.
 
A Cia de Arte Poesia que Gira (GO) abre o programa e performances da segunda semana no festival, com Rato de biblioteca, no dia 25/9, às 20 horas, no Teatro SESC Centro. A trama se desenvolve a partir da relação entre uma rata e uma traça, moradoras de uma biblioteca sem leitores que será fechada. Na iminência de serem desabrigadas, elas elaboram um plano pouco convencional para estimular a leitura e evitar o fechamento da biblioteca.
 
O palhaço Pepe Picaporte (Costa Rica) está de volta com o espetáculo Imaginariuns, no dia 26 de setembro, às 20 horas, no Teatro SESC Centro. Combinando palhaçaria, teatro, música ao vivo e comedy magic (linguagem corporal e ação física), ele traz na manga personagens diversos com histórias sensíveis, engraçadas, doces e transgressoras.
 
As mulheres da palhaçaria encerram sua participação no 6ª Na Ponta do Nariz com Tudo passa... eu, passarinho! encenado pela Palhaça Caçarola. Interpretada pela atriz Rita Alves (GO), ela leva para o palco o seu jardim a fim de realizar seu Grande Número, “Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai”. Mas imprevistos acontecem e ela se atrapalha toda. O espetáculo está previsto para as 20 horas, no dia 27 de setembro, no Teatro SESC Centro.
 
O Grupo Guará (GO) leva para o palco do festival a obra de Ariano Suassuna, com a Farsa da Boa Preguiça, na quinta (28/9), às 20 horas. A história narra peripécias de um poeta de cordel pobre e preguiçoso. O trabalho dirigido por Samuel Baldani é um elogio ao ócio criador, com contornos de crítica social sem perda da comicidade e de referências ao sagrado e ao profano, próprios da obra literária que inspira a peça.
 
A sexta edição do Na Ponta do Nariz – Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade termina, tradicionalmente, com o Show de Variedades, que conta com a participação dos ministrantes de oficinas e seus alunos. Serviço de bar e começa às 20 horas, na sexta-feira (28/9) e, nesta mesma noite, também se instala no SESC Centro o Mercado de Bobagens, um espaço para troca e venda de figurinos, máscaras, truques, adereços circenses.
 
Mais info: http://www.napontadonariz.com
Assessoria de imprensa: Larissa Mundim (zeroum comunicação) – 9-9968-1658
 
INGRESSOS
 
Segunda a sexta
Inteira: R$ 20
Meia-entrada: R$ 10
Conveniados do SESC: R$ 8
Comerciários e dependentes: R$ 7
 
Sábado e domingo
Inteira: R$ 12
Meia-entrada: R$ 6
Conveniados do SESC: R$ 5
Comerciários e dependentes: R$ 4
 
PROGRAMAÇÃO – 6º Na Ponta do Nariz
 
22/09 (sexta)
09h às 13h e 14h às 18h – Oficina com João Carlos Artigos (RJ): “O jogo como técnica”. Local: Teatro SESC Centro
 
20h – Maku Fanchulini (Argentina). Espetáculo: Metro y Medio (Classificação LIVRE). Duração: 50 min. Local: Teatro SESC Centro
 
 
23/09 (sábado)
 
9h às 13h – Oficina com João Carlos Artigos (RJ): “O jogo como técnica”. Local: Teatro SESC Centro
 
14h às 18h – Direção do show de variedades. Local: Teatro SESC Centro
 
17h – Tomate (Argentina). Espetáculo: Tomate, puro Tomate (Classificação LIVRE). Duração: 50 min. Local: Teatro SESC Centro
 
25/09 (segunda)
 
14h às 18h – Direção do show de variedades
 
20h – Cia de Arte Poesia que Gira (GO). Espetáculo: Rato de biblioteca (Classificação LIVRE). Duração: 50 min. Local: Teatro SESC Centro
 
26/09 (terça)
 
14h às 18h – Direção do show de variedades
 
20h – Pepe Picaporte (Costa Rica). Espetáculo: Imaginarius (Classificação: 13 anos). Duração: 60 min. Local: Teatro SESC Centro
 
27/09 (quarta)
 
14h às 18h – Direção do show de variedades
 
20h – Palhaça Caçarola (GO). Espetáculo: Tudo passa... eu, passarinho! (Classificação LIVRE). Duração: 50 min. Local: Teatro SESC Centro
 
28/09 (quinta)
 
20h – Grupo Guará (GO). Espetáculo: Farsa da Boa Preguiça (Classificação LIVRE). Duração: 60 min. Local: Teatro SESC Centro
 
29/09 (sexta)
 
20h –Show de variedades (Classificação: 18 anos). Duração: 60 minutos. Local: Teatro SESC Centro 

O projeto de lei 07194/2017, que reserva 10% das casas e unidades habitacionais de programas de moradia para pessoas com deficiência, recebeu nesta semana parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. A iniciativa foi apresentada pelo deputado federal Marcos Abrão (PPS-GO).
Segundo o parlamentar “garantir o direito à moradia é uma questão essencial na inserção da pessoa com deficiência na sociedade. Nós precisamos reconhecer os limites, as dificuldades do outro e criar políticas públicas que venham de encontro com essas necessidades”, afirmou.
A matéria altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015) e amplia a reserva atual de 3% para 10% das casas populares e unidades habitacionais de todos os programas que sejam construídos ou subsidiados com recursos públicos.
A relatora da proposta na CDU, deputada Mara Gabrili (PSDB-SP), destacou que “o projeto aumenta o nível de prioridade da pessoa com deficiência em programas habitacionais, garantindo um tratamento mais adequado e respeitando o direito à moradia”.

Em comemoração aos 106 anos, as escolas apresentam tema sobre desenvolvimento comercial e turístico da região das águas quentes

A Secretaria Municipal de Educação  definiu hoje o tema do desfile do aniversário da cidade, celebrado no próximo dia 20 de outubro.  Em reunião com as diretoras das unidades escolares, a secretaria apresentou o tema “Caldas Novas cidade acolhedora: construindo um mundo melhor". 

O desfile será realizado com apresentações das escolas públicas municipais e particulares que vão mostrar Caldas Novas com os destaques nos setores de empreendimentos, além daqueles diretamente relacionados ao turismo das águas quentes da região.  A Secretária de Educação, Eliane Teixeira, ressaltou que, nas comemorações dos 106 anos de emancipação política do município, o evento vai apresentar outros potenciais da cidade, como a agricultura, o comércio e áreas como educação e esportes.

“O desfile de aniversário de Caldas Novas fará uma homenagem àqueles que fazem nossa cidade crescer e a se tornar uma das cidades goianas de maior destaque no ranking do turismo e da economia. Esse crescimento ocorre também nas áreas de construção civil, lojas de eletrodomésticos e o comércio no segmento de alimentação, tais como restaurantes e estabelecimentos de fast foods”, disse a secretária.

A secretaria informou também que o desfile terá participação do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, bandas e fanfarras de Caldas Novas e cidades vizinhas.

Serviço
Desfile de aniversário dos 106 anos de Caldas Novas
Data: 20 de outubro de 2017
Local: Av. Orcalino Santos – Centro (em frente à Prefeitura)
Horário: a partir das 18h

Acontece hoje  (22), às 19h na Câmara Municipal de Campinorte, a segunda audiência pública para discutir sobre a obra inacabada da Creche Pró Infância Tipo B, que está paralisada há nove anos. O município firmou um convênio com o Governo Federal com valor aproximado de um milhão de reais, tendo sido feito o repasse no valor estimado de novecentos mil entre o período de 2007 e 2009, todavia, a obra não foi concluída.
 
A primeira audiência ocorreu no dia 28 de abril. A pedido do Vereador Olivaldo e do então Secretário de Esportes Cosme José, o Deputado Santana Gomes (PSL), foi até Campinorte e realizou um levantamento da situação da obra inacabada. Na ocasião, Santana disse que em até cinco meses ele retornaria à cidade trazendo respostas aos cidadãos de Campinorte.
 
Após audiência, Santana esteve em reunião em Brasília com representantes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), juntamente com o Vereador Olivaldo, a Secretária Municipal de Educação Eliane Simão, além de um assessor jurídico da Assembleia Legislativa. Na ocasião foi feito a verificação das etapas necessárias para a conclusão da obra e as possibilidades de novos investimentos. Entidades da esfera estadual como OVG, TCE e AGEHAB também forma acionadas afim de se manifestar quanto ao repasse de novos recursos.
 
Nessa segunda audiência, Santana levará respostas a população do que foi apurado junto ao FNDE, e dar uma parecer sobre as possibilidades de novos recursos a serem investidos, podendo ser municipais ou estaduais. 

 Secretaria da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público criam Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) para combater sonegação no Estado

O governador Marconi Perillo lançou, na tarde de ontem, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), que atuará no combate rigoroso aos crimes fiscais. O comitê é formado pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), e Ministério Público de Goiás (MPGO). A solenidade ocorreu no Palácio das Esmeraldas.

“O foco é combater sistematicamente a sonegação. Por uma razão: aqueles que sonegam fazem uma concorrência desleal com os que pagam os seus impostos rigorosamente em dia, de acordo com a lei. Além disso, esses recursos fazem falta para que o Estado possa investir em áreas essenciais, como Saúde, Educação, Segurança Pública. Portanto, nosso comitê será de combate rigoroso à sonegação de impostos”, afirmou Marconi.

O secretário da Fazenda, João Furtado, afirmou que o comitê já vem atuando informalmente, e que o projeto deve ser encaminhado para a Assembleia Legislativa em até uma semana para que, depois da aprovação da Casa, possa operar de forma efetiva. Ele disse que o grupo já conseguiu construir um mapa da sonegação fiscal no Estado, e que o foco são os débitos superiores a R$ 5 milhões.

“Nós já temos um mapa com base na inteligência fiscal. Estamos esperando o término do programa de recuperação de crédito, no final desse mês; e se os contribuintes que estão relacionados nesse alvo do grupo não acolherem a oportunidade de pagar para o Estado os tributos que devem, nós teremos um início de trabalho logo em outubro”, disse.

João Furtado enfatizou que a Sefaz tem, hoje, maior competência para identificar a sonegação em um prazo menor, e ferramentas para coibir a sonegação. Conforme explicou, as instalações para atuação do comitê serão cedidas pelo Ministério Público. “Eventualmente, alguém será preso, o faturamento de uma empresa será penhorado; alguém será denunciado, ou alguma cautelar será expedida. Temos todas as condições de tomarmos medidas no âmbito da legislação tributária, fiscal e criminal para que os recursos devidos ao Tesouro Estadual possam ser recuperados”, endossou.

Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres Neto disse que o Ministério Público dará todo o suporte para que seja possível ao Estado resgatar esses recursos que estão dilapidando o erário. “É uma força-tarefa para enfrentar essa questão tão importante para o Estado e para a concorrência leal de mercado”, ressaltou.

Presidente agradeceu pessoalmente o diretor do Instituto, Antônio Maciel, pelo trabalho realizado no Legislativo goiano

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), destacou a parceria entre a Casa de Leis e a Polícia Civil, através do Instituto de Identificação. Desde o início da semana, um caminhão itinerante está estacionado na entrada do Palácio Alfredo Nasser para emitir gratuitamente carteiras de identidade digital para funcionários e visitantes da Assembleia.

Na manhã desta quinta-feira, 21, Vitti visitou o caminhão itinerante e renovou seu documento. Além disso, cumprimentou todos os servidores da Secretaria de Segurança Pública e agradeceu a parceria com a PC-GO em nome do diretor do Instituto de Identificação Antônio Maciel.

“Está sendo feito um excelente trabalho aqui no Legislativo goiano, que teve uma adesão alta dos nossos servidores, e é um exemplo de cidadania. Eu cumprimento o Antônio Maciel pelo apoio, e já adianto que certamente novas parcerias serão firmadas muito em breve”, afirmou.

Desde a terça-feira, já foram emitidas mais de 300 novas carteiras de identidade. Nesse período, a Polícia Civil também expôs no saguão da Casa uma mostra com painéis científicos e trabalhos realizados na área civil, criminal e simulação de local de crime. 

Na manhã desta quinta-feira (21), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae), em parceria com a Secretaria de Meio-Ambiente e com o projeto "Amigos da Natureza", da Secretaria de Educação, realizou a 3ª etapa do projeto “Programa de Recuperação de Áreas Degradadas" e comemorou o dia mundial da árvore.
 
O evento teve como principal objetivo, comemorar o dia mundial da árvore e mostrar a importância da preservação da áreas verdes próximas a nascentes do município. A cerimônia de entrega das mudas contou com o prefeito da cidade, Evandro Magal (PP) e vereadores do município. Estiveram presentes também, os alunos da Escola Municipal Reginaldo Rispoli, com o projeto "Amigos da Natureza", 30 crianças realizaram o plantio de 500 mudas nativas, sob direção da Diretora Dirlene e coordenadora Kênia. O evento aconteceu na rua 28 do setor Estância Itaguaí, mais conhecido como "Campo do Brejão".  

“Ações como essa são extremamente benéficas para a cidade, pois preservar a natureza é pensar diretamente na saúde do planeta, além da conscientização das crianças sobre a preservação estamos plantando hoje para colher bons frutos em um futuro próximo”, enfatizou Milton Galvão.

  SUCESSO NA 6ª ETAPA DO CAMPEONATO GOIANO DE MOTOCROSS EM MORRINHOS
Com uma grande festa e a casa cheia o campeonato Goiano de Motocross, chegou a sua 6ª rodada na etapa de Morrinhos, no último fim de semana, sediando junto a 4ª etapa do Brasileiro da modalidade o que deu um brilho ainda maior ao evento, os melhores pilotos da América Latina, junto dos grandes nomes do estado do Goiás protagonizaram um verdadeiro espetáculo para o público que lotou arquibancadas, camarotes e todos os arredores do grande e belo circuito de Morrinhos. 

            Cerca de 290 pilotos estiveram inscritos nas 10 categorias concorridas pelo Goiano de MX, dentre eles grandes estrelas do cenário nacional se inscreveram não só pelo Brasileiro, mas também pelo Goiano para pontuarem no estadual e concorrerem a excelente premiação que o campeonato oferece. Nas categorias principais pilotos renomados e de fábrica venceram elevando ainda mais o nível do estadual, confira a seguir os resultados principais. 

            “Foi um fim de semana de sucesso no nosso estado, testamos essa ideia ano passado em Morrinhos mesmo, e ela foi abraçada pela CBM e repetida e concluída com sucesso mais uma vez nessa temporada. Precisamos de agradecer a prefeitura de Morrinhos e todos os seus responsáveis por nos dar total apoio para fazer esse evento possível. Agradeço também a todos os patrocinadores, público e pilotos que estiveram presentes na 6ª etapa do Goiano de Motocross válida pelo Campeonato Brasileiro e para finalizar parabenizo a toda nossa equipe FMG pelo empenho e compromisso com o trabalho!” – Disse Kurt Feichtenberger diretor de motocross e vice presidente da Federação de Motociclismo do estado do Goiás. 

            Para a FMG foi uma honra mais uma vez sediar e organizar essa festa de rodada dupla no estado, a prefeitura de Morrinhos GO, também se orgulhou do tamanho do evento. Que mais uma vez superou as expectativas de todos. A próxima etapa do Campeonato Goiano será em Edeia nos dias 07 e 08 de outubro. As inscrições já estão abertas através do site da FMG: www.fmg.esp.br 

            Durante o sábado além de todos os treinos classificatórios para as provas de domingo, aconteceram duas categorias válidas pelo Brasileiro e Goiano de Motocross, foram a MX3, vencida pelo Paranaense que disputou o Goiano, William Guimarães, seguido pelo piloto local Wolney Ferreira, em terceiro ficou João Batista. Na nacional quem levou a melhor pelo Goiano foi Gabriel Rocha, em segundo lugar ficou Vanderley Luiz seguido por Daniel Henrique. 

            No domingo as disputas foram abertas pela categoria Intermediária que foi vencida por Kelvin Zanini, o piloto superou o rápido Luis Adriano Zanotto e garantiu a vitória com Zanotto em segundo e Ricardo Tedeschi em terceiro. 

            Na MXF, categoria recente no Campeonato Goiano de MX a grande vencedora foi uma das pilotos ícone do cenário nacional, a jovem Lays Cazadini que foi seguida de perto por sua irmã Marcely Cazadini outra piloto também muito querida em todo país, elas que vieram do estado do Espírito Santo para participar da prova, na terceira colocação ficou Sarah Raquel líder do campeonato na classe.

           A 65cc também deu show na pista e quem venceu a bateria foi Felipe de Menezes seguido por Gustavo Rodrigues e Alexandre Galdino.

           A MX2 largou na sequência com a primeira bateria válida pelo Brasileiro e Goiano juntamente e pelo Goiano o vencedor foi o piloto oficial Honda, Gustavo Pessoa, em segundo ficou o piloto oficial Kawasaki, Pepê Bueno do Paraná e com a terceira colocação Caio Lopes. 

            Na MX1 o Equatoriano Jetro Salazar venceu nessa etapa do Goiano mostrando o nível do evento com o Português da Honda, Paulo Alberto em segundo, na terceira colocação o líder do Goiano Hector Assunção fechou os três primeiros da categoria principal. 

            No meio do dia a categoria 50cc encantou o grande público que lotava o local e mais uma vez Felipe de Menezes venceu com Bernardo Tiburcio em segundo, na terceira colocação ficou Renato Esteves. 

            Na categoria Junior o gaúcho Bruno Schmitz venceu no Goiano deixando com a segunda colocação Rodolfo Bicalho, em terceiro ficou Pedrinho Filho.

           Para fechar o fim de semana Morrinhos contou com a categoria Estreantes do Campeonato Goiano que após conferir de perto toda a participação dos pilotos profissionais os iniciantes tiveram a sua vez e a vitória foi de Felipe Bonfantti, seguido por Alef Marques e Filipe Chaves em terceiro. 

            O Campeonato Goiano de Motocross segue agora para o município de Edeia nos dias 07 e 08 de outubro para a realização da sétima etapa do estadual. 

            Para conferir todos os resultados e a classificação do campeonato, entre no site da federação: www.fmg.com.br.
           A prova com realização da Prefeitura Municipal teve a supervisão da Federação de Motociclismo de Goiás e CBM e organização do Moto Clube GP, com o patrocínio de Pneus Rinaldi, Honda, Yamaha, IMS Racing, apoio de Mobil, Circuit, Motogol/Honda, Belcar Motos/Yamaha, Avant Motos/Kawasaki, Protork, Cerveja Imperial Ouro,  Rapozão Racing, Cleidmar Racing, Moto Livre Shop, Pereira Distribuidora de Bebidas, Venon Conect, Fink Sistemas Automotivos, Morais Troféus, Goias Tendas, Compleite, Medcomerce, Proesporte, SEDUCE e Governo de Goias. Cobertura Oficial do site Show Radical.

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado, anunciou a liberação nesta quinta-feira (21/09) de R$ 9,8 milhões em recursos financeiros do Novo Mais Educação para Goiás, do Ministério da Educação (MEC), que serão aplicados em mais de mil unidades públicas de ensino fundamental e estadual. O ministro da Educação, Mendonça Filho (Democratas), fez questão de ligar para o senador para anunciar a boa notícia.

Ao todo serão mais de 382 mil alunos beneficiados com o programa, que tem a meta de melhorar a aprendizagem dos es dos estudantes do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática, por meio da ampliação do número de vagas de educação em tempo integral. 

“O ministro Mendonça Filho tem feito a diferença na educação no Brasil. Isso é algo palpável. E fico ainda mais feliz em reconhecer que ele tem tido uma atenção toda especial com as demandas de Goiás, atendendo nossas solicitações no Ministério da Educação (MEC) sempre que necessário’, comemorou o senador. 

Para as escolas municipais de Goiás, o valor do repasse foi de R$ 5.734.266 para ser dividido por 674 unidades que atendem 252.848 alunos. Já para as escolas escolas estaduais o valor foi de R$ 4.160.458 para 490 escolas e 130.007 estudantes.

O repasse é referente à segunda parcela de 2016 e beneficia, em todo o Brasil, mais de 9 milhões de alunos em 31.011 escolas públicas. Segundo o ministro, é a primeira vez que o programa tem todo o seu ciclo pago dentro do mesmo exercício. Os recursos fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e são enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que coordena os repasses às redes de ensino. 

O Novo Mais Educação realiza o acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e apoia o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer. A intenção é impulsionar a melhoria do desempenho educacional, ao complementar a carga horária em cinco ou 15 horas semanais no turno e contraturno das aulas.

Vice-governador diz durante reunião ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) que área de 13 alqueires desapropriada e escriturada pelo Estado para implantação da segunda etapa do Distrito Agroindustrial (Daia 2) deve ser repassada ao município, conforme entendimento entre o governador Marconi Perillo e o prefeito Roberto Naves. Medida visa dar maior agilidade às obras de infraestrutura e assegurar disponibilização de terrenos para atração de empresas ainda no primeiro semestre de 2018
 
O vice-governador Zé Eliton informou, durante reunião ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), que a área de 13 alqueires desapropriada e escriturada pelo governo de Goiás para a implantação da segunda etapa do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia 2) deve ser repassada ao município, conforme entendimento entre o governador Marconi Perillo e o prefeito Roberto Naves.
 
“Estamos esperando apenas a formalização burocrática dessa questão para dar encaminhamento”, disse Zé Eliton. “Naturalmente, as procuradorias do estado e do município estão procurando o modelo jurídico para ultimar essa deliberação que foi uma decisão política tomada e acordada entre o prefeito e o governador”, destaca.
 
A parceria visa dar maior agilidade às obras de infraestrutura e assegurar a disponibilização das áreas aos interessados o mais rápido possível. “O prefeito está ultimando os estudos para licitar a infraestrutura e, com isso, deveremos estar com as áreas disponíveis já no primeiro semestre de 2018 para atrair novas empresas”, afirma o vice-governador.
 
Zé Eliton foi o convidado da Acia para falar sobre questões relacionadas ao Daia em reunião ordinária realizada na quarta-feira (20/09). Ao lado do presidente da entidade, Anastacios Apostolos, do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes, entre outras autoridades, respondeu a questionamentos dos empresários sobre as novas etapas do Distrito Agroindustrial, infraestrutura e saneamento básico, além de temas como a segurança pública.
 
No encontro, que deu continuidade à reunião técnica realizada com os empresários no início de agosto, o vice-governador destacou a parceria entre o município de Anápolis e o governo de Goiás. “O governo tem uma parceria sólida com a cidade de Anápolis; temos a felicidade de ter um prefeito que é altamente qualificado, que é parceiro, que tem aberto as portas para conosco fazer a cidade crescer e se desenvolver”, acentua. “É um momento muito especial, é a junção do poder público estadual e municipal com a iniciativa privada na busca desse desenvolvimento sustentável e sólido”, destaca.
 
Um dos principais questionamentos feitos pelos diretores da Acia foi em relação à transferência da área do que chamam de Daia 2 para o município de Anápolis. “Queremos saber se isso facilita, se dá mais rapidez ao processo de expansão”, perguntou o empresário Baltazar José dos Santos. “Houve o entendimento firmado entre o prefeito Roberto Naves e o governador Marconi Perillo no sentido de que o encaminhamento mais adequado para a questão fosse a transferência da área para o município”, disse.
 
Na mesma reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Francisco Pontes, diretor da Acia para assuntos do Daia, entregou ao prefeito Roberto Naves o pedido de documentos e a concordância da SED para a transferência da área, com cópia à Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
 
O prefeito Roberto Naves informou que, no momento em que a documentação estiver pronta, e até mesmo antes, a Prefeitura encomendará estudo topográfico da área para que, a partir do esboço do governo do estado, possa ser feito o projeto estrutural, as cotações e o procedimento para licitar a infraestrutura. Nesta fase, os investimentos são de até R$ 6 milhões. “Eu acredito que até janeiro, no máximo em fevereiro, serão iniciados os trabalhos de infraestrutura e, por volta de março, abril, já vai ter área para receber novos empresários”, destacou.
 
Zé Eliton também falou na sede da Acia sobre o trabalho que a Codego realiza no sentido de recuperar áreas do Daia. “Já conseguimos 27 de volta e outras 10 já foram pedidas na justiça; essa é uma ação ordinária e de governança que, obviamente, ao ter esses terrenos de volta, poderão ser disponibilizados a outros interessados”, disse.
 
“Além disso, estamos discutindo com o prefeito, com o município e com o setor privado, a construção da terceira etapa o Daia 3, aí sim, muito maior mas que envolve ainda alguns ajustes que o prefeito e a equipe técnica do governo estão fazendo”, observa o vice-governador. “Quando chegar o momento e essa proposta estiver madura, teremos a oportunidade de anunciar isso à população”, afirma.
 
Na reunião, Zé Eliton lembrou ter assumido com os empresários da Acia o compromisso de visitar Anápolis de dois em dois meses para debater os temas de interesse do setor produtivo e traçar caminhos para o desenvolvimento sustentável do município.
 
Participaram da reunião ordinária da Acia, entre outros, o secretário extraordinário da Habitação e ex-prefeito de Anápolis, João Gomes; o superintendente executivo da SED, Luiz Marorezi; o superintendente de Comércio Exterior da SED, Willian O’Dweyer; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego), Julio Vaz.