Sidebar

21
outubro sbado

No dia 17 de outubro, a Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola realizou a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual-(EPI’s) e uniformes, através do programa Coletivo Reciclagem aos cooperados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis “Cooper Morrinhos”, no município de Morrinhos-GO.

Os cooperados receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) das mãos da equipe de Sustentabilidade da Refrescos Bandeirantes Coca-Cola. Os EPI’s são compostos de botinas de segurança com biqueira de PVC, luva nitrílica (emborrachada), aventais, camisetas com manga curta e manga longa e calças.

O apoio com a Cooperativa de Reciclagem Cooper Morrinhos começou neste ano, com o objetivo de estabelecer a inclusão social dos cooperados e contribuir para o Programa da Coleta Seletiva da cidade.

A Refrescos Bandeirantes apoia atualmente 26 cooperativas e quatro empresas de reciclagem em Goiás e no Tocantins através do Projeto Coletivo Reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente, minimizando os impactos ambientais provocados pelo acúmulo dos resíduos e embalagens não retornáveis.
 
Sobre a Refrescos Bandeirantes
 
A Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos setores de Bebidas para os estados de Goiás e Tocantins há mais de 27 anos. Criada em 1987, emprega mais de 2.900 colaboradores diretos e 5.200 colaboradores indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com dez centros de distribuição em cidades polos em Goiás e no Tocantins. Atende diretamente 254 cidades e mais de 30.000 pontos de vendas.

Produz, distribui e vende de forma exclusiva os refrigerantes da Coca-Cola Brasil em sua área de atendimento, e ainda faz a distribuição e venda exclusiva das bebidas da Cervejaria Heineken. Sucos, chás, energéticos e isotônicos da Leão Alimentos e Bebidas, além da linha de águas minerais Crystal Lia e Energético Monster.

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país, um projeto de melhoria de vida através da capacitação de jovens das classes CDE para o mercado de trabalho, Programa Coletivo Reciclagem, apoio às cooperativas de reciclagem e as escolas com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2020 é que 100% das embalagens inseridas no mercado sejam recolhidas (Coletivo Reciclagem), contribuindo para a preservação do meio ambiente, minimizando os impactos ambientais provocados pelo acúmulo dos resíduos e embalagens não retornáveis.

Inaugurações fazem parte das comemorações do aniversário de Goiânia

Novos trechos do Parque Macambira Anicuns foram inaugurados na manhã desta sexta-feira, 20, pela Prefeitura de Goiânia. A solenidade contou com a presença do prefeito Iris Rezende e faz parte das ações que marcam o aniversário da Capital.

O prefeito explicou que assinou o projeto em 2009 e destacou que o Macambira Anicuns se trata de um dos mais belos e importantes parques da cidade. “Dentre os vários parques que temos, este é um dos mais belos e importantes. Estamos investindo na cidade para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores”, afirmou. 

Foram inaugurados dois blocos (trechos compreendidos entre as avenidas Parque e Trieste, no Setor Village Veneza, Alameda Santa Rita no Setor Novo Horizonte e Avenida Milão, na confluência com o Parque Municipal Bernardo Élis e entre a Avenida César Lattes, no Setor Novo Horizonte, onde se localiza o Núcleo Socioambiental).

Em seguida, foram entregues à população o Parque de Vizinhança 4, localizado no Residencial Aquarius, e o conjunto de obras dos blocos compreendidos entre a Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, no Setor Vila Boa, e a Avenida Domiciano Peixoto, no Setor Cachoeira Dourada.

O coordenador executivo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), Flávio Máximo, destacou que nesta primeira fase foram investidos R$ 120 milhões de dólares nos 6,6 quilômetros do projeto que os recursos para as próximas fases serão levantados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Vamos, nos próximos dias, apresentar a carta de intenção ao Ministério do Planejamento para iniciar as próximas etapas do projeto, mas as chances de autorização são muito altas por já sermos mutuários”, afirmou.

Estimado em 24 km de extensão, o Parque Linear foi dividido em 11 setores estratégicos de obras, de acordo com a configuração dos cursos d’água e existência de vias transversais. Por sua vez, esses trechos de obras foram subdivididos em blocos para melhor condução dos trabalhos e acompanhamento físico-financeiro das intervenções. Nesta primeira etapa, o conjunto prevê a execução do PAM, que já foi implantado, e os Setores 1, 2 e 3, do Parque Linear Macambira.

As etapas entregues fazem parte dos Setores 2 e 3 do Parque Linear e incluíram diversas intervenções. No Setor 2 foi construído um Parque de Vizinhança (Residencial Aquárius), que é uma espécie de complexo esportivo com quadras poliesportivas, quadra de areia, parque infantil, pistas de ciclismo e caminhada, além de estares para lazer e convivência da comunidade. 

Já no Setor 3 foi implantado um Núcleo Socioambiental, no Bairro Novo Horizonte, que conta com salas multifuncionais onde a comunidade poderá participar de cursos e capacitações e ainda um auditório, para a realização de reuniões e diversas atividades artísticas e culturais.

Além da construção desses espaços, foram executadas ações de proteção de margens, plantio de mudas nativas nas áreas de preservação permanente (APPs), abertura de vias perimétricas ao parque, implantação de pistas de ciclismo e caminhada, entre outras.

Com a entrega desses novos trechos, o Programa atinge 97% do escopo de obras da primeira etapa, sendo que o único trecho que ainda não recebeu intervenções situa-se no final do Setor 1 (Bloco 5), cuja ordem de serviço não foi emitida em razão de judicialização de processos de desapropriação.

O Programa
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e prevê a criação do Parque Linear Macambira Anicuns, com 24 quilômetros e abrangência em 132 bairros da Capital e dois Parques Ambientais Urbanos. Um na área de cabeceira do córrego Macambira – o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, e outro em áreas adjacentes ao Ribeirão Anicuns – o Parque Urbano da Pedreira, face oeste da Região do Morro do Mendanha.

O Parque Linear e o Parque Ambiental Macambira (PAM) serão margeados por quase 50 km de pistas de caminhada e ciclismo. Com a construção das pistas e dos demais equipamentos de esporte e lazer, o objetivo é beneficiar, de forma direta, mais de 350 mil pessoas com estímulo ao lazer, à prática esportiva e à saúde preventiva, além de melhorar a mobilidade urbana nas regiões abrangidas pelo Parque.

A primeira etapa licitada contempla mais de 15 km de pistas de ciclismo, em ambas as margens do Córrego Macambira, ao longo dos três setores de obras, bem como no contorno do PAM e do PV-2, que já foram implantados. Também estão sendo implantados bicicletários em pontos estratégicos dos parques, sendo que nesse trecho licitado haverá a implantação de 27 bicicletários no total.

Mostra é realizada em comemoração do aniversário de 84 anos da Capital. MAG está localizado no Bosque dos Buritis, no setor Oeste

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), abre nesta sexta-feira, 20, a exposição '47 anos do MAG comemorando os 84 anos de Goiânia'. A abertura da mostra será às 19 horas no Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis. 

São 40 imagens pertencentes ao acervo fotográfico da Gerência de Patrimônio Artístico e Cultural da Seplanh, ampliadas no tamanho 60x70 cm. Os registros fotográficos, em preto e branco, rememoram as primeiras décadas da capital idealizada por Pedro Ludovico Teixeira, espaços públicos, cenários de encontros e lazer das famílias, monumentos, edifícios, avenidas e acontecimentos singulares. A mostra traz ainda fragmentos das comemorações do Batismo Cultural de Goiânia, que ocorreu em 1942, festividade que mobilizou toda a cidade, vários municípios goianos e estados brasileiros e que contou com uma programação extensa e diversificada que teve início em 14 de junho e prolongou-se até o dia 10 de julho.

De acordo com o supervisor administrativo do MAG, Antonio da Mata, o objetivo é divulgar o acervo fotográfico histórico da Capital visando fortalecer a identidade do cidadão goianiense com a sua cidade. A mostra é realizada em comemoração do aniversário de 84 anos de Goiânia. 

As fotografias foram feitas por quatro fotógrafos pioneiros, Alois Feichtenberger, Eduardo Bilemjian, Hélio de Oliveira e Sílvio Berto, e referem-se ao final das décadas de 1930, 1940, 1950 e início da década de 1960.. 

Serviço
Assunto: Abertura da exposição '47 anos do MAG comemorando os 84 anos de Goiânia'
Dia: 20/10/2017
Horário: 19h
Local: Museu de Arte de Goiânia (MAG) Bosque dos Buritis, Rua 1, 605 – Setor Oeste.

A promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale acionou o ex-prefeito de Davinópolis Darci Rosa de Jesus por ato de improbidade administrativa, decorrente de irregularidades na licitação realizada em 2009, que teve como objeto a limpeza de prédios públicos, incluindo os custos operacionais das atividades.

Conforme apontado em acórdão do Tribunal de Contas dos Municípios, que imputou ao ex-gestor débito de R$ 37.043,34, em razão de ilegalidades, como a falta de clareza e precisão do edital e na redação contratual e obscuridade em todas as fases que antecederam à contratação da empresa JJ Serviços de Limpezas Urbanas Ltda. e durante a execução dos serviços. Outras falhas apontadas referem-se a um contrato emergencial fruto de licitação na modalidade convite, sem qualquer justificativa, além do mau uso do dinheiro público, uma vez que os preços praticados estavam superfaturados.

Na ação, a promotora sustentou que ocorreram vícios insanáveis que macularam a licitação e, em consequência, o contrato administrativo, pela violação de alguns princípios e normas tais como a falta de projeto básico, divergência do objeto descrito no termo de referência, superfaturamento, falta de justificativa para contratação emergencial, entre outros.

Ariete Vale requereu, portanto, a condenação de Darci Rosa por improbidade administrativa, aplicando-lhe as penalidades previstas em lei como a perda da função pública, suspensão de direitos políticos, pagamento de multa, entre outros.

( Assessoria de Comunicação Social do MP-GO  )

A promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira recomendou ao secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, o cancelamento do Concurso Público n° 7/2016 deflagrado pela Segplan para provimento de 36 vagas para o cargo de delegado de Polícia substituto.

No documento, a promotora esclarece que foi confirmada pela Polícia Civil uma série de fraudes que comprometem a lisura do concurso e impedem sua continuidade. Ela observa ainda que o próprio Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), realizador do concurso, admitiu diversas irregularidades, afirmando, inclusive, que os 13 primeiros candidatos aprovados na prova objetiva foram beneficiados por atos que infringiram procedimentos internos de segurança, conforme sua manifestação no inquérito policial aberto sobre os fatos.

Ainda de acordo com a promotora, a Polícia Civil apurou que a fraude, no entanto, não ficou restrita apenas a esses candidatos, tendo alcance muito maior, daí a necessidade de cancelamento do concurso. Para o MP, o certame está inteiramente comprometido pelas fraudes e insegurança causada aos candidatos, não sendo possível a preservação de nenhum ato já realizado.

(Fonte: Ascom MP-GO)

Profissionais da Secretaria de Saúde de Caldas Novas realizaram na manhã de quinta-feira (19), o Dia D contra o Câncer de Mama. Ação aconteceu na unidade do Estratégia Saúde da Família – ESF, do setor Holiday.

Na oportunidade as mulheres participantes tiveram acesso a palestras sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero. Além de exames preventivos, testes rápidos para sífilis, hepatite B e C.

Um dos momento mais marcantes, foi o depoimento de Dona Francisca, que contou como superou o câncer de mama. “Foi um momento duro, mas significativo. Um divisor de águas. Pois a partir da batalha, eu passei a entender as pequenas situações e sensações. Viver é o mais importante.” Disse Francisca que emocionou a todos.

Neste mês de Outubro, centenas de atividades estão sendo realizadas em alusão ao Outubro Rosa, que é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

Os dois primeiros volumes da coleção somam mais de 50 mil exemplares  vendidos de forma independente em todo o País. Depois de Goiânia, lançamento será em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cuiabá (MT)

Fenômeno nas redes sociais, com mais de 1,6 milhão de seguidores apenas no Instagram, o escritor goiano Rafael Magalhães lança na próxima sexta-feira, 20 de outubro, o terceiro volume da obra “Precisava Escrever”. A sessão de autógrafos será aberta ao público a partir das 17 horas, no 3º piso do shopping Flamboyant (em frente à loja Uomo, na expansão nova). 

Com 288 páginas, o último livro da trilogia do "Precisava Escrever" contém mais de 50% de conteúdo inédito, além das crônicas de maior sucesso desde o lançamento do volume 2, ocorrido em dezembro de 2015. Vale lembrar que, na publicação impressa, o material é uma versão estendida dos textos que os leitores acompanham no perfil do "Precisava Escrever" no Instagram, atualmente com 1,6 milhão de seguidores – no Facebook, são 470 mil seguidores. 

A expectativa é de que mais de mil pessoas prestigiem o lançamento no dia 20 de outubro. O shopping, aliás, também abriu espaço para uma exposição das melhores frases do “Precisava Escrever”, que estão dispostas no piso 3 em frente à loja Forever 21. 

“É um trabalho que encerra um ciclo construído com muito carinho. Mas isto não significa que vou parar de escrever. Penso ainda em transformar em livro algumas crônicas que fizeram sucesso, como ‘Vida de Solteiro’, e ainda lançar uma obra sobre a Aninha, uma das protagonistas do ‘Precisava Escrever’”, revela Rafael. Atualmente, o escritor goiano trabalha também na redação de um romance, cuja temática ainda é surpresa para os fãs. 

PRÉ-VENDA
Pra se ter ideia da força editorial de Rafael na rede mundial de computadores, basta analisar alguns números. Durante a pré-venda do “Precisava Escrever 3”, no final de setembro, o escritor vendeu em uma semana nada menos do que mil exemplares. E os internautas poderão voltar a realizar compras online a partir do dia 23 de outubro. “Já temos lançamentos agendados também em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cuiabá (MT)”, adianta. “Nosso objetivo é passar por todas as capitais”, completa Rafael que, com as duas primeiras obras, visitou 38 cidades brasileiras e vendeu 50 mil exemplares de forma independente, sem mediação de editoras.

Durante muito tempo, seus “rascunhos” ficaram no anonimato. Até que, em 2013, durante o casamento do irmão, ele resolveu ler algo que havia escrito para os noivos. Aí não teve jeito; a ordem veio do padre: “você tem o dom de escrever e precisa compartilhar isso com as pessoas”. O jovem criou coragem e começou a publicar os textos no Instagram.

“Melhor do que escrever para si é colocar no papel ideias que têm o poder de emocionar, de tocar as pessoas, de fazê-las sorrir”, destaca Rafael que, até cair nas graças do público, conciliava o ofício de escritor com a rotina de professor de Educação Física na rede municipal de Goiânia. Hoje, além das crônicas e de milhares de fãs, inclusive famosos, Rafael tem também se destacado como compositor. É ele o autor da letra “Vim pra ficar”, da dupla Matheus e Kauan (mais de 10 milhões de visualizações no YouTube), e “Precisava Escrever”, de Jefferson Moraes (mais de 1 milhão de visualizações no YouTube).

“Nunca imaginei que chegaria até aqui. Sempre gostei de ler quando adolescente, mas pensar que eu ganharia a vida escrevendo, nossa, não dava para imaginar! Até hoje estranho quando as pessoas me pedem autógrafo ou dizem ‘olhe o Rafa, ali’. Eu brinco que o ‘Precisava Escrever’ me deu a chance de mostrar para o mundo quem eu sempre fui em casa ou com meus amigos. Aquele cara, sabe, que gostava de ser o orador na turma, escrevia no canto do quadro negro uma piada ou frase de humor ácido, ou mandava cartinhas para as namoradas. Acho que só arrumei um jeito de mostrar isto para todo mundo”. 



SERVIÇO: Lançamento do livro "Precisava Escrever 3”
Quando: 20 de outubro (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Onde: Shopping Flamboyant (piso 3, expansão nova, em frente à loja Uomo)

Inscrições agora poderão ser feitas até o dia 10 de novembro de 2017

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) prorrogou o prazo das inscrições para os interessados em assistir à audiência pública com o tema “Segurança Pública e Estatuto do Desarmamento”. O prazo final das inscrições, que era até o dia 20 de outubro, passa agora para o dia 10 de novembro. Representantes de órgãos, instituições, associações, movimentos sociais e cidadãos podem inscrever-se mediante solicitação, por escrito, dirigida ao 3° Ofício do Núcleo de Tutela do MPF em Goiás, por meio do endereço eletrônico “O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”. O resultado das inscrições tornar-se-á público mediante publicação de edital, em até cinco dias antes da realização da audiência.

O evento, que ocorrerá no próximo dia 21 de novembro, tem por objetivo reunir informações que embasarão Inquérito Civil (IC) instaurado em março deste ano, em que o MPF apura ações ou omissões ilícitas da União, por intermédio do Ministério da Justiça e da Polícia Federal, relativamente ao cumprimento dos requisitos impostos aos cidadãos para o comércio e registro de armas (ver notícia).

De acordo com informações preliminares apuradas no IC, cidadãos encontram enormes dificuldades para adquirir e registrar armamento de uso permitido em todo o território nacional, embora a legislação possibilite o comércio e registro legal de armas de fogo, desde que o interessado cumpra uma série de requisitos legais.

Para o procurador da República Ailton Benedito, o tema integra a defesa dos direitos fundamentais insculpidos na Constituição Federal, especialmente à vida, à liberdade, à propriedade e à segurança pública. Para o procurador, a Administração Pública tem colocado entraves para a aquisição e o registro de armas de fogo, mesmo aos cidadãos que cumpram rigorosamente o previsto no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) e no decreto que o regulamenta (Decreto nº 5.123/2004).

SERVIÇO
Evento: Audiência Pública
Tema: Segurança Pública e Estatuto do Desarmamento
Data: 21 de novembro
Horário: a partir das 9h
Local: auditório da Procuradoria da República em Goiás (Avenida Olinda, Edifício Rosângela Pofahl Batista, Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes, Goiânia/GO).

Clique aqui e leia a íntegra do Edital de convocação.

Resultado confirma excelência da educação profissional do SENAI, que treinou 51 dos 56 competidores brasileiros na disputa. Mais de 1.200 jovens de 68 países participaram das provas, em Abu Dhabi
 
O Brasil se mantém na elite da educação profissional do mundo. Com um total de 34.901 pontos, o país ficou em 2º lugar geral na maior competição de profissões técnicas do planeta, a WorldSkills. Entre os dias 15 e 18 de outubro, mais de 1.200 jovens de 68 países competiram em 52 ocupações do setor industrial e de serviços em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Os russos ficaram em primeiro.
A delegação brasileira foi composta por 56 competidores, 51 alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e 5 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que competiram em 50 ocupações. Na última edição da WorldSkills, em 2015, o país ficou em primeiro lugar.
“Em Abu Dhabi o Brasil demonstrou seu padrão de excelência em educação profissional. Estamos entre os melhores países do mundo (China, Coreia do Sul, Suíça e Rússia) e isso é importante para criar oportunidades para os jovens e competitividade para a as empresas. Estamos orgulhosos com o resultado alcançado pelo jovens do SENAI e do Senac que, com muita fibra e talento, representaram o Brasil”, destacou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.
Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o resultado demonstra o alto nível do Brasil no conjunto das profissões. "É o nível de excelência que o Brasil tem e que dificilmente nós conseguimos reproduzir em outros rankings, seja de desempenho econômico, de competitividade, inovação ou de educação regular.  Em educação profissional, o Brasil tem excelência, que é uma porta para a juventude brasileira".
MEDALHAS – Os brasileiros conquistaram um total de 15 medalhas em Abu Dhabi, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência. No quadro geral de medalhas, o Brasil ficou em 4º lugar, atrás apenas de China, Coreia do Sul e Suíça, e à frente de países com bastante tradição na disputa, como França, Japão, Áustria e Alemanha. Confira as medalhas conquistadas:
Medalha de ouro: Mecatrônica, Eletricidade Industrial, Manufatura Integrada, Tornearia CNC, Polimecânica e Automação, Escultura em Pedra e Tecnologia de Mídia Impressa;
Medalha de prata: Tecnologia da Moda, Joalheria, Construção de Estruturas Metálicas, Manutenção Industrial e Desenho Mecânico – CAD;
Medalha de bronze:  Marcenaria de Estruturas, Movelaria e Construção de Estruturas para Concreto.
EXCELÊNCIA DE ENSINO TÉCNICO – Se em outros rankings mundiais de educação o Brasil não consegue melhorar sua posição, em educação profissional o caminho é inverso. Na última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), o país registrou queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. Com isso, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. A prova foi aplicada em 70 países.
O 2º lugar na WorldSkills, dentre 68 países, demonstra que os investimentos feitos pelo SENAI no ensino técnico têm resultados positivos. O SENAI é o maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas. Desde 1942, formou mais de 71 milhões de trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, da iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil com 555 escolas e 442 unidades móveis, entre as quais os barcos-escola Samaúma I e Samaúma II, que atendem a região Amazônica.
Estudo encomendado pelo SENAI com base em dados do suplemento especial, divulgado em março, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que profissionais que fazem cursos técnicos têm um acréscimo na renda de 18%, em média, em relação a pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio.
A COMPETIÇÃO – Nas provas da WorldSkills, realizadas durante quatro dias, os participantes devem completar os desafios propostos na competição dentro de padrões internacionais de qualidade. É exigido que os alunos demonstrem habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como Automação Industrial, Eletrônica, Eletricidade, Cozinha e Confeitaria, entre outras. Cada modalidade tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.
O Brasil participa do torneio desde 1983. Nesse tempo, os resultados na disputa melhoraram a cada edição e a equipe brasileira tornou-se uma certeza no top five do mundial, ao lado de nações que são referência educacional, como Coreia do Sul e Alemanha.

“Periodicamente, vamos ouvir, discutir e propor soluções para as demandas de todas as organizações”, afirma vice-governador ao reunir representantes de entidades como Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaeg), Movimento Camponês Popular (MCP), Pastoral da Terra e MST. Deputadas Adriana Accorsi (PT) e Isaura Lemos (PCdoB) destacam importância da iniciativa. Um dos líderes do Movimento Camponês Popular (MCP), Dennis Gonçalves diz que Goiás na Frente “é corajoso e ousado em meio ao cenário de crise nacional, uma iniciativa muito inteligente”
 
 
“Estamos dialogando com as entidades ligadas aos mais diferentes segmentos para avançarmos na construção de políticas públicas em todas as regiões do Estado”, afirmou o vice-governador Zé Eliton, nesta quarta-feira (18/10), ao ouvir as demandas de representantes de trabalhadores da agricultura familiar e de movimentos camponeses. “Nosso foco é melhorar a vida de todos os goianos”, disse.
 
A abertura do diálogo foi elogiada pelas deputadas estaduais Adriana Accorsi (PT) e Isaura Lemos (PCdoB). “É uma iniciativa que abre caminhos importantes para as famílias que são representadas pelos segmentos que participam deste encontro”, disse a petista. Já Isaura, declarou que “Goiás tem perfil desenvolvimento acima da média nacional porque o Governo do Estado é voltado para o desenvolvimento”.
 
Participaram da reunião representantes de movimentos, como Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaeg), Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, e o deputado estadual Francisco Oliveira, ambos do PSDB.
 
Entre as pautas apresentadas pelo grupo estão regularização fundiária, investimentos na gestão e pesquisa voltadas para a agricultura familiar e camponesa. “Sabemos da importância da agricultura familiar na geração do ciclo virtuoso do desenvolvimento econômico”, reconheceu o vice-governador.
 
Zé Eliton destacou os avanços do Governo de Goiás nesses assuntos. Sobre a regularização fundiária, citou como exemplo o programa Gleba Legal – lançado enquanto foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). “Sob a liderança do governador Marconi Perillo, implantamos um programa que garante a legalização das áreas de terras devolutas do Estado. Além de proporcionar a aceleração do crescimento em regiões menos desenvolvidas, também facilita o acesso às linhas de crédito e outros programas sociais”, destacou.
 
O vice-governador também lembrou que o Goiás na Frente prevê uma vertente direcionada ao fortalecimento do terceiro setor, onde parte das entidades dos movimentos que participaram do encontro se encaixam. A ação será lançada nesta quinta-feira (19/10). “Vamos atender os anseios das entidades. Estamos evitando a burocracia que, muitas vezes, impede o Estado de formalizar convênios com esses movimentos”.
 
O programa foi elogiado pelo representante do Movimento Camponês Popular (MCP), Dennis Gonçalves. “O Goiás na Frente é corajoso e ousado em meio ao cenário de crise nacional. É uma iniciativa muito inteligente”, reconheceu.
 
Por fim, Zé Eliton também reiterou o compromisso do Governo de Goiás em criar condições para que exista um diálogo permanente entre Estado e entidades. “Com muito respeito, periodicamente, vamos ouvir, discutir e propor soluções para as demandas de todos os movimentos”.

 Teve início nesta quinta-feira (19/10), a 59ª edição do Programa Governo Junto de Você (GJV), na cidade de Aparecida de Goiânia, com término no domingo (22/10). Como nas demais edições já realizadas, o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) está presentes com as ações da Caravana Anjos Urbanos. O evento se realiza na Avenida Santana, esquina com a Rua Piratininga, no Jardim Olinda, em frente ao CRAS.
O estande do GEED, dentro da estrutura do GJV, trás atividades como: atração de crianças e pais com pinturas de rosto como forma de transmitir mensagens positivas; atendimentos a quem procura informações sobre acolhimentos de pessoas e familiares de dependentes químicos com orientações e encaminhamentos; distribuição de material impresso sobre prevenção e tratamento quanto às drogas; esclarecimentos diversos e divulgação do call center 0800 649-1045, que pode ser utilizado de qualquer parte do Estado de Goiás.
Outra ação dos Anjos Urbanos é a distribuição de material informativo na região do evento como comércio e residências de ruas e avenidas próximas. Esse material impresso oferece informações à população sobre o trabalho de prevenção às drogas proporcionado pelo GEED por meio do Ceat-AD onde procurar ajuda.

Dupla Israel e Rodolffo se apresenta na abertura da maior competição poliesportiva universitária da América Latina.



A partir das 19h de quinta-feira, a edição 65 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) terá início. O Ginásio Rio Vermelho será sede da cerimônia de abertura, que contará com show de Israel e Rodolffo, uma das principais duplas da música sertaneja em Goiás e no país.

O evento começa às 19h e contará com o protocolo oficial de abertura, com entrada das bandeiras, apresentação dos mascotes e desfile dos atletas, além do acendimento da pira olímpica. Autoridades políticas e desportivas locais, e representantes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) estarão presentes.

Mais de cinco mil pessoas, entre atletas e comissão técnica, participarão das 20 modalidades. As disputas começam na manhã de sexta-feira, 20. Até o dia 22, serão realizadas as competições individuais. Entre os dias 24 e 28, os esportes coletivos serão as atrações.

Ingressos

Para assistir ao show de Israel e Rodolffo e a cerimônia de abertura do JUBs, basta trocar por 1 Kg de alimento não perecível (exceto açúcar e fubá) por uma entrada. As trocas por bilhetes começaram na terça-feira, na recepção instalada no Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, das 8 horas às 18 horas. A partir desta quarta-feira, 18, a troca de alimento por ingresso acontece também no Centro de Excelência, no Centro da capital, das 8h até 18h.

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando mais de cinco mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas e alunos-atletas.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).


Evento: Abertura do JUBs Goiás 2017.
Show: Dupla sertaneja Israel e Rodolffo.
Data: 19 de outubro.
Horário: A partir das 19 horas.
Local: Ginásio Rio Vermelho (Centro de Excelência do Esporte).
Ingresso: Troca por 1 Kg de alimento não perecível (exceto açúcar e fubá).
Ponto de troca: Recepção do Estádio Serra Dourada, a partir de terça-feira (10), das 8h às 18h; e no Centro de Excelência do Esporte, a partir das 8h de quarta-feira (18)

O Presidente Michel Temer sinalizou de forma positiva apoio do Governo Federal para compra dos equipamentos do Hospital Municipal e recursos para custeio da unidade, que possui 220 leitos. O compromisso foi feito durante audiência do prefeito Gustavo Mendanha,  secretário de Saúde Edgar Tollini e deputado Daniel Vilela, com o Presidente, nesta quarta-feira (18), em Brasília.

No final de junho deste ano, o Ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou a liberação dos 18 milhões para o funcionamento da primeira etapa do Hospital Municipal, que seriam pagos em duas parcelas. A primeira, no valor de 9.8 milhões, foi paga em julho. Em setembro, o ministro reafirmou seu compromisso com Aparecida na liberação da segunda parte do recurso, que deve ser creditada até o final do ano para que a licitação seja iniciada imediatamente.

O Presidente Michel Temer ouviu todas as demandas da bancada goiana e garantiu apoio do Governo Federal para Aparecida. “Quero visitar o município em breve, principalmente por conta do novo Hospital, que será referência na região”, ressaltou o peemedebista, durante o encontro.

“Estamos felizes por mais uma agenda positiva em Brasília. Estivemos com o Presidente buscando uma solução para o Hospital. Já são alguns meses na expectativa para a compra  dos equipamentos e da liberação do custeio. Com isso teremos condições de inaugurar o hospital, salvando muitas vidas. Mais uma vez vim acompanhado de toda bancada goiana. Nossa equipe trabalha para trazer bons frutos para cidade. É o compromisso de fazer o melhor para todos os aparecidenses”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Edgar Tollini explanou acerca do potencial do Hospital Municipal e da necessidade do funcionamento da unidade. “O Presidente se comprometeu a falar com o ministro Ricardo Barros. O hospital vai atender uma macrorregião de aproximadamente um milhão de pessoas. Pedimos também o aumento do teto de média e alta complexidade, equipamentos para o Centro de Especialidades e recursos para atenção básica. Temos muitas demandas e muito trabalho pela frente”, pontuou o secretário.

O prefeito Gustavo Mendanha foi acompanhado do Senador Wilder de Morais (PP), deputados federais Daniel Vilela (PMDB), Pedro Chaves (PMDB) e João Campos (PRB), e ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela. Além da secretária de Projetos e Captação de Recursos Valéria Pettersen.

Hospital Municipal

O Hospital Municipal possui 21 mil metros quadrados, sendo seis blocos, que incluem pediatria, geriatria, dois para clínica médica e dois para pós-cirurgia. O HMAP abriga ainda 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A unidade fica na Avenida V-5, áreas 01 a 04, no setor Cidade Vera Cruz. A obra foi orçada em cerca de R$ 64 milhões.

Segundo Edgar Tollini, o Hospital Municipal entrará em funcionamento em etapas. “Na primeira estão previstos 60 leitos clínicos, a ala de diagnóstico, parte do centro cirúrgico, 20 UTIs adulto, parte administrativa, lavanderia, Central de Material Esterilizado, cozinha e pronto socorro que tem 10 leitos”, explica o secretário.

Gustavo se reúne com Ministro-chefe da secretaria de Governo

O prefeito Gustavo Mendanha e a banca goiana, também se reuniu com o Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy. Em pauta pedidos para agilização de pagamentos como emendas parlamentares e repasses emergenciais.

No fim de semana que antecede o feriado do aniversário de Goiânia, o DIVINO Lounge Café em Pirenópolis, prepara mais uma programação especial aos visitantes, com shows ao vivo.

Na sexta-feira (20), às 19h, o músico e compositor Dante Ventura promete animar os turistas com um repertório escolhido a partir das melhores canções do pop rock nacional e internacional. Já no sábado (21) é dia de samba com a cantora e intérprete Adriana Moreno.

Além das atrações musicais, os visitantes do DIVINO Lounge Café também poderão  apreciar os últimos dias da exposição “Cultura do Divino em Pirenópolis”, arte em estilo Naif do artista plástico pirenopolino Claudimar Pereira. A mostra já foi premiada em São Paulo durante a 9ª Edição da Bienal Naifs do Brasil e está aberta a visitação pública gratuitamente.

As atrações

Dante Ventura, que se apresenta na sexta-feira (20), é vocalista da Guetsu, banda de pop rock  reconhecida em Goiás durante apresentações nos principais festivais locais como o FICA, na Cidade de Goiás, e o Canto da Primavera, em Pirenópolis. Dante também já se apresentou ao lado de bandas de renome nacional como Skank, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e O Rappa.

Já no sábado (21), também às 19h, o show é da cantora e compositora Adriana Moreno. A artista já acumula quase 30 anos de dedicação à música e tem em seu currículo apresentações em palcos de grandes capitais brasileiras como Rio e São Paulo, e ainda em importantes festivas nos Estados Unidos, como o San Francisco Jazz Festival. Dividindo o tempo entre a carreira musical e a profissão de professora de educação física, Adriana Moreno promete muita disposição para embalar o público ao interpretar grandes sucessos da do samba, da MPB e outros ritmos.


Sobre o espaço
O DIVINO Lounge Café está situado ao lado da Igreja do Bonfim, no Centro Histórico de Pirenópolis, e foi projetado no espaço da antiga recepção da Pousada Quinta Santa Bárbara. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento hoteleiro que está em construção na cidade.

Serviço
Assunto: shows com Dante Ventura e Adriana Moreno no DIVINO Lounge Café, em Pirenópolis
Data: sexta-feira (20/10) e sábado  (21/10) 
Horário: 19h
Local: R. do Bonfim - Centro, Pirenópolis (ao lado da Igreja do Bonfim)